Susto e medo na região da Barragem

Onça parda é flagrada por câmeras de segurança em condomínio

Susto e medo na região da Barragem
Foto: Reprodução/Redes sociais


O homem tem ocupado cada vez mais o espaço dos animais silvestres e este, privados de seu habitat, busca alimentos e sobrevivência em áreas consideradas urbanas.

Enquanto essa “convivência forçada” é relacionada a animais mais mansos, como micos, aves de porte médio – seriemas, por exemplo – e uma infinidade de pássaros que podemos avistar diariamente em nossos quintais, está tudo normal. Porém, quando animais considerados “perigosos” são avistados nas áreas urbanas o alerta do medo toma conta.

E é o que tem ocorrido nos últimos dias, devido ao aparecimento de uma onça parda na região da Barragem do Benfica, onde vários condomínios têm sido implantados.

Nos últimos dias uma onça foi flagrada pelas câmeras de segurança de um destes condomínios e postada nas redes sociais. E a partir daí várias postagens informando do aparecimento do animal e até de “vários outros”, passaram a ser feitas, ampliando o receio de quem convive na região.

Autoridades ambientais informam que é crime abater ou maltratar esses animais e que a principal medida a ser tomada, ao ter conhecimento do surgimento deste tipo de animal é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros ou com a Polícia Militar Ambiental.

Quaisquer contatos com esse tipo de animal é desaconselhado pelas autoridades, devido aos riscos e, ainda, ao possível cometimento de crime ambiental, caso o animal seja maltratado. Avistou, teve notícia do aparecimento, comunique imediatamente ao Corpo de Bombeiros, pelo 192 ou à PM, pelo 190.