CARNAVALIZA 2023 Prefeitura fala em 60 mil pessoas no Boulevard

Polícia Militar divulga balanço da folia com poucas ocorrências registradas e Carnaval seguro para os itaunenses

CARNAVALIZA 2023 Prefeitura fala em 60 mil pessoas no Boulevard


Foram vários dias de muita festa e, ao final, o saldo é positivo para o Carnaval dos itaunenses em 2023. Com poucas ocorrências policiais registradas e boa presença de público, o fator negativo fica apenas com os preços cobrados por alimentos e bebidas no circuito do Carnavaliza 2023, considerados “bastante salgados” pelos foliões.

Segundo release da Prefeitura, o circuito oficial do Carnavaliza, que este ano foi montado no Boulevard Lado Sul, reuniu cerca de 60 mil pessoas, o que coincide com o levantamento da PM que aponta média de 13 mil pessoas nos quatro dias de desfiles.

E para destacar o bom resultado, por parte da Prefeitura, a informação de que o Carnavaliza foi considerado o melhor carnaval do Centro-Oeste de Minas, com 37% dos votos na enquete realizada pelo G1 Centro-Oeste. O resultado premia os esforços dos organizadores do evento, mesmo que uma pessoa pudesse registrar o voto seguidas vezes – como a reportagem atestou na tarde de segunda-feira – sem problemas.

O principal destaque positivo, porém, fica para o registro da Polícia Militar, que aponta pouquíssimos registros de ocorrências policiais no período carnavalesco.

 Balanço da PM

 O comando local da Polícia Militar divulgou o seguinte balanço das ocorrências policiais registradas no período de 16 a 21 de fevereiro:

16/02 – Desfile do “Pau de Gaiola”

- um extravio de aparelho celular no interior do evento;

- oito veículos removidos por infração de trânsito na Avenida Jove Soares (desrespeito à sinalização de trânsito);

- um veículo removido por perturbação do sossego na Rua Ovídio Silva (som alto emitido por tampa traseira aberta).

17/02 – Sexta-feira

- Uma ocorrência de tráfico de drogas: durante as ações preventivas na área externa do evento, próximo da pista de skate, a equipe policial visualizou indivíduos conversando em um local escuro e compartilhando material.  Ao tentar realizar a abordagem, eles evadiram. Com o apoio das demais equipes empregadas no policiamento, foi possível localizar e prender os indivíduos: homem, 28 anos, ocorrências por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, receptação, furto, roubo e agressão;  e  homem, 18 anos, sem ocorrências. Foram apreendidas 14 porções de substância semelhante à maconha e 4 papelotes de substância semelhante à cocaína.

18/02 – Sábado

- Prisão de um homem, 19 anos, com registro de ocorrências por posse/uso de drogas, que trazia consigo um tablete e um cigarro de maconha.

19/02 – Domingo

- Prisão de um autor (homem, 21 anos, ocorrências por roubo, uso de drogas e agressão),  por danificar uma barraca durante o evento.

 - Prisão de um homem, 24 anos, ocorrências por posse/uso de drogas, que trazia consigo uma porção de maconha.

- Prisão de um homem, 26 anos, ocorrências por lesão corporal, desobediência e lesão corporal, que trazia consigo uma porção de cocaína.

20/02 – Segunda-feira

- Prisão em flagrante por tráfico de drogas: durante o evento Carnavaliza 2023, militares abordaram o autor (homem, 22 anos, ocorrências por roubo e encontrava-se em prisão domiciliar) sendo encontrado em sua posse 10 comprimidos de ECSTASY, uma bucha de maconha, um cigarro de maconha, um papelote de cocaína e R$ 165 em dinheiro. O autor foi preso e apresentado na Delegacia de Polícia com os materiais apreendidos.

- Prisão de um homem, 23 anos, sem ocorrências, que trazia consigo uma porção de maconha.

21/02 – Terça-feira

- Uma desobediência em face de um funcionário da Prefeitura. Autor fugiu do local.

- Uma resistência com prisão do autor: durante o evento CarnavaIiza Itaúna 2023, após denúncia de populares relatando um indivíduo armado de faca, militares abordaram o autor (homem, 23 anos, ocorrências por porte ilegal de arma branca, desobediência, uso de drogas, agressão e ameaça) que resistiu, sendo necessário o uso de instrumento de menor potencial ofensivo (espargidor de pimenta) para imobilizá-lo. Próximo ao suspeito foi localizado um punhal com aproximadamente 10 cm de lâmina. O suspeito foi levado ao hospital, porém recusou atendimento. Lavrado o termo circunstanciado de ocorrência, ele foi liberado.

- Um furto de aparelho de telefone celular.

- Um extravio de aparelho de telefone celular.

- Apreensão de um automóvel e uma motocicleta por infração de trânsito.

Ao término da atividade de policiamento, não houve solicitação presencial ou via 190, de ocorrências referentes a crimes violentos roubos ou homicídios, bem como nas proximidades.

 Pontos negativos do evento

Segundo pessoas ouvidas pela reportagem, os preços dos alimentos e bebidas, comercializados no evento estavam “bem altos”, conforme um dos cidadãos afirmou à reportagem. Também foi registrada reclamação quanto à localização e quantidade de banheiros químicos. Porém o que mais gerou reclamações foi realmente o preço dos produtos vendidos no local.