Semana Nacional tem atividades em Itaúna
Para marcar a semana, DMTT anuncia duas ações externas e trabalho “nas redes sociais”
A Prefeitura anunciou a programação para a Semana Nacional do Trânsito, oficialmente estabelecida no país, para os dias 18 a 25 de setembro (iniciando na quarta-feira da próxima semana e indo até a quarta-feira da semana seguinte). Ações externas, conforme o anunciado, ocorrerão nos dias 18, em uma escola, e no dia 25, na Praça da Matriz, esta em parceria com a concessionária da rodovia MG-050, Nascentes das Gerais.
Destaca a divulgação que a abertura da semana será no Auditório Yoná Tupinambás, na sede da Prefeitura. O evento está marcado para as 8h30. O auditório fica no prédio da Avenida Boulevard, 153, no Boulevard Lago Sul. Além da abertura, haverá duas atividades externas. As demais ações, conforme a divulgação, ocorrerão em campanhas divulgadas nas redes sociais.
Na quarta-feira, dia 18 de setembro, “a gerência de trânsito levará a ‘Transitolândia’ até a Escola Municipal Prof. Celuta das Neves, das 13h às 16h, para realizar ações e um bate-papo com os alunos pelo desenvolvimento de valores e posturas em prol de um trânsito mais seguro”. E, fechando a programação, no dia 25, quarta-feira, “será realizada uma campanha educativa de motociclistas em parceria com a AB Nascentes, na Praça Doutor Augusto Gonçalves, às 8h”.
Só isso?
Vários cidadãos, em contato com a reportagem, questionaram a “timidez” das atividades. Conforme um cidadão, “com a arrecadação anunciada de cerca de R$ 10 milhões em multas aplicadas nos semáforos da cidade e o grande volume de ocorrências de trânsito, inclusive com mortes, que são noticiadas pela imprensa, semanalmente, esperávamos mais”.
O fato de a Prefeitura focar a campanha “nas redes sociais”, conforme os questionamentos, “parece que é por falta de recursos, ao mesmo tempo em que a legislação determina que ‘a receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente (com destaque para esta palavra), em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito’. O que é essa ‘educação no trânsito’, para o pessoal da Prefeitura? Mensagens no Instagram e Facebook?”, questionou um cidadão para completar que esperava que acontecessem mais atividades externas, com blitzen educativa, distribuição de material educativo nos pontos de mais movimento, instalação de cartazes/faixas, debates nas escolas, etc.