SAÚDE EXIGE CUIDADOS - Vacina previne contra o Rotavírus

Pesquisa mostra aumento de mortes infantis pela doença. Falta de proteção e cuidados podem ser a causa

SAÚDE EXIGE CUIDADOS - Vacina previne  contra o Rotavírus
Foto: Reprodução/drauziovarella.uol.com.br


O Rotavírus foi objeto de pesquisa com participação da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), realizada em 28 países de renda média e baixa e, conforme a informação, apesar de o Brasil não ter sido pesquisado, o País também registra crescimento de casos da doença. Conforme os pesquisadores, a doença é causada pelo contato com ambientes e alimentos contaminados. O Rotavírus causa o que é comumente conhecido como gastroenterite ou virose e causa cerca de 200 mil mortes por ano no mundo, de crianças em idade prematura.

Os cuidados necessários para combater a infecção são a manutenção da higiene, lavando as mãos sempre, cuidando para que as crianças não tenham contato com ambientes infectados e, principalmente, a vacina. No Brasil a vacina contra o rotavírus foi inserida no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em março de 2006. As crianças devem ser vacinadas em duas doses, aos 2 e aos 4 meses de vida e se dá por via oral. 

Conforme os dados do Ministério da Saúde, em 2021 apenas 71% das crianças nascidas no País foram imunizadas, o que pode ter contribuído para o aumento de casos fatais pela doença no País. A queda na vacinação das crianças vem caindo nos últimos anos. Em 2015 a cobertura era de 95% do público-alvo, tendo caído mais de 20 pontos percentuais em menos de uma década.