SAAE faz a destinação correta dos resíduos
Cerca de 1,6 toneladas de lixo são levadas para o aterro mensalmente

Diariamente, são recolhidos cerca de 65 mil quilos de lixo em Itaúna, que são destinados ao aterro sanitário. São quase um milhão e seiscentos mil quilos de lixo por mês, que precisam receber a destinação correta. A destinação final dos resíduos produzidos em Itaúna é responsabilidade do SAAE, sendo realizada no aterro sanitário situado na Fazenda Três Barras. São aproximadamente 65 toneladas de lixo molhado, de origem domiciliar, que são descartadas diariamente no local.
Esses resíduos passam por um processo de compactação com trator de esteiras e são cobertos com terra todos os dias. O chorume e os gases resultantes da decomposição do lixo são devidamente drenados e tratados. Também é feito o monitoramento constante das águas superficiais, subterrâneas e dos efluentes, com o objetivo de evitar qualquer tipo de contaminação ambiental.
A operação do aterro é conduzida pela empresa terceirizada IR Novatec Ambiental, que, por meio de um novo contrato recentemente firmado com o SAAE, realizou a renovação de todo o maquinário utilizado na operação.
Segundo o diretor-geral do SAAE, Nilzon Borges, é essencial valorizar e divulgar esse trabalho. “Muitas pessoas ainda têm a imagem de que um aterro sanitário se assemelha aos antigos lixões a céu aberto, mas a realidade é completamente diferente. Todas as medidas de controle são adotadas para preservar o meio ambiente, envolvendo equipes treinadas e equipamentos operacionais adequados”, destaca.