Prefeitura anuncia novas medidas para evitar filas
Secretaria de Saúde aumenta “horários de triagem” e número de médicos para combater o problema

A Secretaria de Saúde de Itaúna continua buscando alternativas para acabar com as filas que ocorrem nos postos de saúde do município, em busca de atendimento médico. O município conta com 22 unidades espalhadas pelos bairros e uma no centro da cidade, porém o atendimento não tem agradado a população e, desde o mês de janeiro, vêm sendo realizadas mudanças para tentar equacionar o problema.
Conforme a divulgação da Prefeitura, “a Secretaria Municipal de Saúde está tomando medidas para resolver a demora nos agendamentos de consultas nos postos de saúde”. Em seguida, destaca as mudanças que estão sendo processadas: “Sabemos que muita gente tem enfrentado dificuldades para marcar uma consulta médica nos bairros. Por isso, a Secretaria está implementando mudanças importantes para melhorar esse atendimento. Confira as ações que já estão em prática:
1. Dois horários de triagem por dia:
Todos os dias, os postos de saúde terão dois momentos de triagem, nos quais a equipe vai acolher quem procura atendimento. O número de pessoas atendidas será definido de acordo com o tempo disponível, em cada turno, garantindo mais agilidade.
2. Reforço no número de médicos:
Mais profissionais estão sendo alocados em pontos estratégicos da cidade, como nos bairros Itaunense, Lourdes e Parque Jardim, para oferecer um atendimento mais rápido e eficiente à população.
3. Ampliação dos Dias da Saúde do Trabalhador:
Quem trabalha o dia todo vai ter mais oportunidades para se cuidar. Os Dias da Saúde do Trabalhador serão ampliados, com novas datas ao longo do mês e em horários fora do expediente comercial.
4. Reforço no atendimento pediátrico:
A equipe médica pediátrica está sendo fortalecida. A Secretaria aguarda a chegada de mais uma médica pediatra, o que permitirá ampliar a oferta de atendimentos e reduzir ainda mais o tempo de espera.
Tudo isso está sendo feito para diminuir as filas, melhorar o atendimento e cuidar da saúde de todos com mais respeito e responsabilidade”.
A Secretaria de Saúde explica ainda que “a proposta inicial foi (para) que os pacientes não precisassem pernoitar nas filas para garantir o seu atendimento. Contudo, conforme a sugestão de vários usuários e (para) melhor atendê-los, o fluxo foi reavaliado para permitir que o paciente tenha um melhor acesso ao atendimento”.