Hemominas incentiva doação pré-carnaval e férias

Período é mais propenso a acidentes e necessidade de doadores aumenta

Hemominas incentiva  doação pré-carnaval e férias
Foto: Adair Gomez/Hemominas


Período de férias, somado ao Carnaval, que se aproxima, aumenta a ocorrência de acidentes e, com isso, de necessidade de sangue nos hospitais. Por isso a Hemominas está fazendo um apelo aos doadores para ajudarem a reforçar os estoques, que estão com baixo nível na maioria das instituições. E a campanha deste ano de 2024 tem como tema “Antes de cair na folia, venha doar!”.

Além do chamamento com o apoio dos órgãos de comunicação de todo o estado, o Hemominas também está desenvolvendo campanhas localizadas, com a distribuição de panfletos, ações de alerta e várias outras atividades. Também nas unidades do Hemominas no interior estão acontecendo eventos com o intuito de alertar a população para a necessidade de doar e manter os estoques em níveis seguros. 

Para doar, é preciso atender a alguns critérios, como estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização disponível no link. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior; e pesar mais de 50 quilos. Além desses critérios, também é necessário estar bem descansado no momento da doação; não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação; não ter sido exposto à situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue; não ter tido hepatite após os 11 anos; e apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura. 

E, se tiver feito tatuagem ou maquiagem permanente em locais que possuam alvará sanitário, poderá doar após 6 meses. Caso não seja possível determinar a segurança sanitária, deverá aguardar 12 meses. Mas, se ainda tem dúvidas, no site da Fundação Hemominas estão descritas todas as condições e restrições para doação de sangue, inclusive as relacionadas a exames e procedimentos cirúrgicos, vacinas e medicamentos em uso. A doação pode ser agendada on-line ou pelo aplicativo MGapp-Cidadão. 

Na região próximo de Itaúna, há uma unidade denominada Hemonúcleo, em Divinópolis; uma Unidade de Coleta e Transfusão, em Betim; um Posto Avançado de Coleta Externa – Pace, em Bom Despacho e outro em Pará de Minas; além das unidades do Hemominas na capital, Belo Horizonte. Dúvidas, é só acessar o site do Hemominas www.mg.gov.br/ agendamento_servico/doacaode-sangue. Não deixe passar a oportunidade, pois a sua doação representa a salvação de vidas humanas.