Itaúna tem redução no risco da dengue
O segundo LIRAa – Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, realizado em Itaúna e divulgado no dia 6 de junho, mostra sensível queda no risco da doença para o município. O primeiro levantamento realizado no início do ano mostrava que a cidade tinha alto risco para a doença, com 12,7%. Agora, em junho, o LIRAa apresentou o índice de 3,7%, colocando Itaúna no risco médio de contágio, já que o ideal seria índice inferior a 1%. O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 19 de maio.
Especialistas na área informaram à reportagem que a redução era prevista, não só pela ação da comunidade, mas pela chegada do período de frio, quando a proliferação do mosquito é menor. Os índices apresentados em Itaúna neste ano, ainda conforme essas fontes, segue as condições climáticas. No primeiro levantamento, com o calor e chuva, a tendência seria de alta. Já neste segundo estudo, em período de frio, a incidência cai.
Porém a população deve continuar a tomar cuidados e até mesmo ampliá-los, neste período, visando diminuir a população do Aedes aegypti. “Se as larvas (ovos) do mosquito forem destruídas agora, a tendência é que na chegada do calor e tempo úmido, tenhamos menos insetos e, consequentemente, índices reduzidos da doença”, afirmou um trabalhador da área. Assim a população deve se esforçar agora para que no futuro a situação esteja melhor. Não deixar água parada, limpar vasilhas e não acumular lixo em quintais e terrenos vagos são ações que trarão bons resultados.