Homenagem a Franz Kakfa tem autora itaunense

Livro “Arquétipos do Absurdo” reuniu textos de 45 autores, inclusive, da itaunense Regina Mello, para homenagear o centenário da morte de Kafka

Homenagem a Franz Kakfa tem autora itaunense
Foto: Divulgação

O escritor Frans Kafka nasceu no dia 3 de julho de 1883, onde hoje é a República Tcheca, e morreu a 3 de junho de 1924, onde hoje é a Áustria. Mais que a questão de ter nascido e morrido em um dia 3, de o local de nascimento e de morte não preservarem a mesma denominação de quando ocorreram os fatos, sem dúvida, o nome Franz Kakfa nos faz lembrar, acima de tudo, do escritor de obras imortais. “A Metamorfose” ou “O Processo” são as obras mais difundidas do autor, de língua alemã. Porém, em todo o mundo, ele tem outras obras tão destacadas quanto: “O Veredito”, “Na Colônia Penal”, “Um Médico Rural”, “Um Artista da Fome”. 

E, para registrar os 100 anos de sua morte, o Selo Editorial Starling reuniu obras de 45 autores em uma antologia de contos e poesias denominada “Arquétipos do Absurdo”. Dentre esses 45 nomes escolhidos, um deles é itaunense: Regina Mello, poeta e artista visual atuante nacional e internacionalmente. Ela é bacharel em Escultura, pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP/UEPR) em Curitiba/PR; Artes Plásticas, pela Escola Guignard (UEMG), de Belo Horizonte. Participou de inúmeros cursos de extensão em artes visuais, música, filosofia e gestão cultural no Brasil e Alemanha. 

Regina Mello já realizou mais de 70 exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais, com diversas técnicas. Ela é fundadora e diretora do Museu Nacional da Poesia – MUNAP. Também é curadora e idealizadora dos projetos “Galeria da Árvore”, “Sementes de Poesia”, “Original – livro de artistas”, “Coral Sebastião Vianna”. E ainda, da Editora do Selo editorial Munap e coleção Munap. 

Regina publicou os livros/ escultura de poesia “Livro de Vidro” (2004/2005); participa de antologias; é editora da “Antologia de Ouro Museu Nacional da Poesia” (2010 a 2024); participa da revista “Poesia Sempre” nº 35 (Fundação Biblioteca Nacional, 2012, RJ; é autora dos livros de poesias “Cinquenta” (2010), volume I da Coleção MUNAP e “Passos Partidos” (2012) e outros inéditos de poesia e histórias infantis. Também é diretora de Comunicação, Projetos e Eventos da AJEB-MG (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil).

Todos os autores de “Arquétipos...”

Os autores selecionados para essa homenagem a Franz Kafka são: Almir Zarfeg; André Galvão; Carolina R. Padovani; Cecilia Botana; Dalva Silveira; Domitila Vitória; Elisa de Jesus; Eneida Werner; Erivan Santana; Expedito Gonçalves Dias; Francisco Antonio O. Silva; Gisele Starling; Gustavo Marangão; Isabella Calijorne; Jackson Abacatu; Jeferson Neto; Jesiel Soares Silva; José Bacci; José Hilton Rosa; Jucilene Vieira; Leandro Almeida; Lecy Sousa; Leonardo de Magalhaens; Luciana Souza; Luiz Eduardo R. Freyesleben; Marcos Fabrício L. da Silva; Malu Silva; Marília Lila; Marillia Pancciéri; Marlon Nunes Silva; Paloma Elanni; Patrícia Martins; Patrícia Souza; Paulo de Barros; Ricardo Dardes; Regina Mello; Rodrigo Starling; Rogério Salgado; Samanta Jaime Araújo; Sandra Porciuncula; Tatiane Araújo; Talita Yara Oliveira; Tchello d’Barros; Walnélia Corrêa; e William R.F. Ramires.

Lançamento do livro

Com a presença de vários dos autores reunidos no trabalho, “Arquétipos do Absurdo” será lançado no sábado, dia 30, das 12h às 15h, na Gráffica Gastrobar, que fica no Edifício Arcângelo Maletta: varanda ao ar livre (Avenida Augusto de Lima, 233 - Sobrelojas 8/9 - Centro, Belo Horizonte). Os exemplares do livro poderão ser adquiridos no local, pelo valor de R$ 36, podendo ser pago em dinheiro, PIX, débito ou crédito. Mais informações: selostarling@gmail.com ou pelo telefone (31)9-9292-9805 (WhatsApp).