CONCLUÍDA A CONTAGEM? - IBGE encerra recenseamento com 91% da população pesquisada

Expectativa é que resultado definitivo seja divulgado no final do mês de abril, após conferência de dados e visitas a imóveis ainda não recenseados

CONCLUÍDA A CONTAGEM? - IBGE encerra recenseamento com 91% da população pesquisada
Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias


Na terça-feira, 28, foi encerrada a coleta de dados do Censo no Brasil, conforme anúncio do Governo Federal. A informação oficial é de que 91% da população foi recenseada, alcançando o total de 189.261.144 pessoas. A partir da quarta-feira, 1º de março, foi iniciada a Etapa de Apuração, conforme o anúncio oficial. E acrescentou que “a divulgação dos primeiros resultados do Censo será feita no final do mês de abril”.

Em dezembro de 2022 foi anunciada uma prévia do Censo, dados sobre os quais foi calculado o repasse do FPM aos municípios brasileiros, o que gerou muitas reclamações de prefeitos, que afirmaram que seus municípios estavam sendo prejudicados com aqueles dados. Se existe desconfiança, desta feita elas serão ainda maiores, pois o trabalho foi atrasado no mínimo por três anos, devido ao que apontam como incompetência do governo anterior.

O recenseamento deveria ter sido realizado em 2020, porém a falta de repasse de recursos por parte do Governo Federal, ao IBGE, foi prejudicando o trabalho e gerando ainda mais problemas. No final de 2022, conforme as informações oficiais, cerca de um quarto da população ainda não havia sido recenseada. Conforme os dados divulgados agora no dia 28, em dois meses, quase 20% dos brasileiros foram recenseados, já que o número oficial é de que 91% dos brasileiros foram recenseados.