Casos de Covid aumentam 125% em todo o estado
A pandemia de Covid arrefeceu no mundo, mas não acabou. E ainda é necessário que todas as medidas preventivas, possíveis, sejam tomadas, inclusive a vacinação contra a doença. Conforme os dados divulgados pela FUNED, no mês de agosto os casos positivos passaram de 4% para 9% das análises realizadas. Isso demonstra que houve um aumento de 125% na positividade para a doença. Informa ainda o instituto, responsável pela realização dos testes de detecção da doença em Minas, que 40% dos casos positivos estão na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Conforme os dados divulgados até 25 de agosto de 2023, foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen-MG) 14.578 amostras de pacientes com síndromes gripais. Disse ainda que nesses exames são feitas pesquisas que analisam entre sete e 16 vírus respiratórios, entre eles, o SARS-CoV-2, da Covid. Dos cerca de dois mil testes encaminhados ao mês, em maio, junho e julho, foi observada estabilização, com detecção de 4% de positividade nas amostras recebidas.
Porém, no mês de agosto os resultados apontaram para um aumento considerável, de 125%, indo a aproximadamente 9% de amostras detectáveis com o vírus. Esses índices não apontam para uma nova onda da doença, destaca o setor responsável pelas análises, mas é necessário que sejam tomadas medidas preventivas. A principal destas medidas preventivas à doença é a vacinação. A vacina contra a Covid-19 é disponibilizada para todos com idade acima de seis meses de idade nas unidades de saúde dos municípios.