“Uma explosão de alegrias” e muitos causos do Tarefa
Livro do colaborador da FOLHA foi lançado na sexta-feira, dia 12 de abril, no Espaço Cultural
“O Almir, mais conhecido por Almir Cabeludo, era um sapateiro que morava no Alto do Rosário e que, a partir da década de 50, passou a desfilar durante os quatro dias de carnaval transvestido de Miss Itaúna”. Assim é o texto de Sérgio Tarefa no seu livro “Carnaval – Uma explosão de alegria + causos”, lançado na sexta-feira, 12, em evento no Espaço Cultural. O autor narra histórias que construíram o carnaval itaunense ao longo dos anos compreendidos no período de 1929 a 2023, em quase cem anos de história momesca dos itaunenses.
Ele traz à lembrança fatos ocorridos nos eventos carnavalescos, narra histórias envolvendo escolas de samba como os Zulus, Castores, Pães, Unidos da Ponte, e muitas imagens. As fotografias desfilam pessoas e curiosidades dos festejos momescos de Itaúna que reúnem representantes de todas as classes sociais, mostrando que o carnaval é o encontro dos povos para festejar. E muitas das pessoas citadas nas mais de 500 páginas da obra compareceram ao evento para abraçar o escritor que registra, assim, parte da história festiva dos itaunenses.
O livro está à venda na Banca de Revistas de Itaúna. E é uma leitura que, sem dúvida, prende as pessoas pela riqueza de detalhes das histórias narradas e, ainda, pelo registro histórico que é feito na obra. “Carnaval – uma explosão de alegria + causos” é leitura obrigatória para quem gosta de carnaval.
Foto: Divulgação