TECNOLOGIA - Cidade já tem sinal de 5G

TECNOLOGIA - Cidade já tem sinal de 5G
Foto: Reprodução/Inforchanel.com.br


Aos poucos Minas Gerais vai sendo integrada ao sinal 5G. E Itaúna já recebe este tipo de avanço tecnológico desde a segunda-feira, 27 de fevereiro, conforme anúncio da ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, que informou a liberação do sinal para mais 50 cidades mineiras. No mesmo anúncio a Anatel informou que, ao todo, 347 cidades do País passaram a receber o sinal, na mesma data. Além de Itaúna, estão integradas ao sinal 5G na região: Bonfim, Brumadinho, Esmeraldas, Florestal, Itaguara, Itatiaiuçu, Juatuba, Mateus Leme, Pará de Minas e São José da Varginha.

O sinal liberado é chamado de “puro”, já que até então o 5G dividia o mesmo canal do 4G, através da faixa 3,5 Hz, que está sendo liberada. Ainda conforme o anúncio, 40% da população brasileira, cerca de 86 milhões de pessoas, já podem ter acesso a essa tecnologia. Porém é importante informar que mesmo já podendo ser acessado, isso não quer dizer que vamos ter acesso aos benefícios da rede 5G imediatamente. É preciso que as empresas instalem os equipamentos e acrescentem o sinal a seus serviços, para que possamos nos beneficiar dele.

O sinal 5G permitirá, por exemplo, que as videochamadas sejam mais claras e a experiência no jogo on-line também terá melhora. As transmissões ao vivo serão sem travamento, informam especialistas. Porém, os maiores benefícios estão nas tecnologias a surgir, como carros autônomos e telemedicina, que poderão ter um avanço espetacular com o 5G. O sinal é a evolução da atual conexão de 4G, que promete velocidade de transmissão de dados até 100 vezes mais rápido, podendo chegar a 10 Gbps – gigabytes poder segundo.