SITUAÇÃO TRANQUILA - Vistoria nas barragens

Reservatórios estão em condições de suportar chuvas previstas. Volume da Barragem do Benfica está quase 10 metros abaixo do nível, o que garante tranquilidade em situação de chuvas fortes como previsto para próximas semanas

SITUAÇÃO TRANQUILA - Vistoria nas barragens
Foto: Diulgação/PMI


Técnicos da Defesa Civil fizeram vistoria nas condições das barragens do Benfica na segunda-feira, 12, e confirmaram a condição de tranquilidade já apresentada em análise anterior, realizada em outubro, em relação à segurança das estruturas. Conforme já informado, em outubro a empresa Enemax - Engenharia e Consultoria, realizou uma Inspeção de Segurança Regular (ISR) das Barragens do Benfica e Dr. Augusto, quando constatou as condições de segurança das estruturas. Essa inspeção visa “avaliar as condições de segurança de uma barragem, mediante a execução de inspeção técnica de segurança, sempre considerando os aspectos operacionais, de manutenção e monitoramento que afetem potencialmente a integridade física, a eficiência e a longevidade da barragem”, conforme divulgou a Defesa Civil de Itaúna. Na época as barragens foram classificadas no critério de “normalidade”, conforme conceitos da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, que regula o setor.

Agora, com a vistoria realizada na segunda-feira, mais uma vez foram verificadas as condições de segurança da estrutura e, também, feita a medição do volume da barragem, quando foi constatado que a altura do acúmulo de água no local está em 12,71 metros, cerca de 10 metros abaixo da altura máxima, que é de 21,30 metros. Isso quer dizer que a Barragem do Benfica ainda pode receber quase que o dobro do volume de água atual, sem que seja necessário a tomada de medidas de emergência, como abertura total de comportas. Com isso, conforme análise da Defesa Civil, a barragem está em situação de receber o volume previsto de chuvas das próximas semanas, sem problemas. A Defesa Civil de Itaúna informou ainda que “todos os pontos de risco estão sendo monitorados na cidade pela DC e parceiros”. E lembra que foram realizadas intervenções ao longo do ano “com objetivo de eliminar os sinistros registrados no início de 2022”. Os telefones da Defesa Civil municipal são o 199, o (37) 3241-8158 e o (37) 9-8401-8973.

Vândalos arrancam placas de sinalização

Em atendimento à legislação, foram colocadas placas de sinalização na região dos bairros Sion, Nova Vila Mozart e região, indicando as rotas de fuga em caso de enchentes. A sinalização é uma exigência legal, contida na Lei 14.066/2020. Porém essas placas foram arrancadas por vândalos e as principais suspeitas são de que pessoas ligadas ao mercado imobiliário tenham participado da ação ou as incentivado, visto que, no entendimento de algumas pessoas, “as placas depreciam os imóveis” da região.

Nova sinalização deverá ser instalada e, caso os autores do vandalismo sejam identificados, podem ser punidos conforme a legislação vigente. Quem tomar conhecimento de ações de vandalismo como as informadas deve comunicar o fato à polícia (190 ou 181) ou mesmo à Defesa Civil, nos telefones acima, pois trata-se de garantir a segurança da população local, e não de garantir lucro na comercialização de imóveis.