RECORRENTE - Jove Soares volta a ser alagada
Bastou uma chuva um pouco mais forte para os itaunenses voltarem a enfrentar problemas de alagamentos em vários pontos da cidade, principalmente na Avenida Jove Soares. O aumento da impermeabilização do solo, com as construções e o asfaltamento das vias, o principal motivo das inundações, somado à falta de obras estruturais para enfrentar o problema e de ações ambientais até certo ponto simples, como estruturas de aproveitamento das águas de chuva.
Na tarde da quarta-feira, 7, após chover um pouco mais forte, começaram a ser postadas imagens de alagamentos na Avenida Jove Soares e na região do Bairro de Lourdes. Somados aos alagamentos, os problemas da falta de empatia de alguns motoristas, que passam jogando água em quem está no passeio, conforme reclamação postada em vídeo, quando um ônibus da Viasul passou gerando uma onda de água de chuva no passeio, além do engarrafamento usual naquela via, no final de expediente.
Como tem chovido constantemente nos últimos dias, o pouco solo exposto já está encharcado. Assim, aumentam as chances de alagamento. Um projeto de acumulação de água de chuva para reaproveitamento, principalmente na área central, seria uma das maneiras de combater o problema recorrente. Além, é claro, de obras estruturais ao longo da avenida. Porém, como se vê, autoridades políticas de Itaúna continuam a buscar recursos para asfaltamento e as obras estruturais vão ficando para depois, sendo lembradas só quando os problemas aparecem. “É porque asfalto dá votos”, comentou um leitor à reportagem.