Pesquisa coloca disputa em Itaúna entre Mitre e Gláucia
Apesar de manchete que coloca o deputado na liderança, resultado aponta empate técnico e é limitado em apresentação de candidaturas
A um mês de começar o ano eleitoral de 2024, a disputa de votos começa a mostrar estratégias de candidaturas e aparece a primeira pesquisa registrada com levantamento de intenções de votos. Com data de 30 de novembro, o portal de notícias R7, ligado à Rede Record, publicou pesquisa realizada pelo Instituto Realtime Big Data apontando as preferências dos itaunenses para a Prefeitura da cidade em 2024. Conforme os dados apontados, o Realtime Big Data ouviu 1.200 eleitores, no dia 29, para saber suas tendências para as eleições. Informa ainda que a margem de erro é de “3 pontos percentuais para mais ou para menos” e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Ainda conforme os dados, 52% dos entrevistados são mulheres e 48%, homens. Os detalhes da pesquisa estão no Portal R7 (Eleições 2024: levantamento mostra intenções de voto para a prefeitura de Itaúna (MG) - Minas Gerais - R7 Balanço Geral MG). No resultado da intenção de votos, Gustavo Mitre (PSB) tem 33% dos votos, saindo à frente, mas em empate técnico com a atual vice-prefeita, Gláucia Santiago (PL), que vem em seguida, com 30%. Os outros nomes citados são os de Kaio Guimarães (PSC), com 5%, seguido de Maurício Nazaré (sem partido), com 3%. Consta ainda que os brancos e nulos são 13%; e não souberam ou não responderam, os 16% restantes. Essa pesquisa, conforme a matéria, foi feita de maneira estimulada, com a apresentação dos nomes aos eleitores.
Já o levantamento de rejeição de nomes teve outros políticos apresentados, mas as posições se invertem entre Gláucia e Gustavo, com a atual vice-prefeita apresentando 34% e o ex-deputado com 30%. Em seguida, Kaio mostra 28%. Aí aparecem outros políticos: Jerry Adriane (PT), 28%; Maurício Nazaré, 26%; Hakuna (Avante), 25%; Antônio da Lua, 24%; e Antônio de Miranda, o Tõezinho (PSC), 22%.
Avaliação dos serviços públicos
O levantamento também aponta as insatisfações da população com os serviços públicos. O primeiro lugar, um dos principais fatores que levou à eleição do atual prefeito, que é médico, continua sendo o principal problema apontado pelos itaunenses. A saúde é problemática para a maioria, com 22%; seguida da questão da falta de segurança/violência, com 15%. Apenas um ponto abaixo está um problema que tem gerado muitas críticas nas últimas semanas: os danos que as enchentes causam aos itaunenses, especialmente para os comerciantes da Avenida Jove Soares.
Problemas com a educação, que antes não faziam parte das reclamações dos itaunenses, foram citados por 11% das pessoas ouvidas; e, estranhamente, os buracos e problemas com o asfalto vem em quinto lugar, com 8%. Aí fica uma questão a ser analisada: asfaltamento tem sido a prática principal da atual administração, além de ser a bandeira de quase que a totalidade dos vereadores. E problemas com asfalto – que levam a entender que é a falta de qualidade ou mesmo a inexistência do benefício – são a quinta reclamação dos itaunenses, isso tendo a questão da saúde e da violência (duas pautas nacionais) à frente.
Fica a dica: alguma coisa está muito errada na atuação dos políticos. E mais estranho mesmo na pesquisa é a ausência de citações do problema do transporte público. Será que a questão foi levantada na pesquisa ou a população não vê problema nesta área?