MODERNIZAÇÃO - Inteligência artificial no licenciamento ambiental

Feam adota tecnologia para acelerar análise de processos, reduzir prazos e tornar a gestão ambiental mais eficiente em todo o estado

MODERNIZAÇÃO - Inteligência artificial no licenciamento ambiental
Foto: Caroline Mércia / Sisema

Com o objetivo de acelerar e modernizar o processo de licenciamento ambiental, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) está desenvolvendo uma solução com inteligência artificial. A tecnologia será integrada ao Sistema de Licenciamento Ambiental (SLA) e a proposta é apoiar o trabalho das equipes, tornando as análises mais ágeis e precisas. A IA já é aplicada no sistema de Gestão de Autos de Infração Ambiental (Gaia) da Semad.

Com base no Vertex AI, plataforma de soluções de IA do Google Cloud, a Xertica - parceira do Google Cloud no projeto - irá desenvolver uma IA com a finalidade de ajudar a Feam a organizar melhor os dados, validar informações e documentos antes mesmo da formalização dos pedidos e fornecer sugestões técnicas que contribuam para o trabalho dos analistas ambientais. No entanto, conforme explicado pela Fundação, a decisão final continuará sendo responsabilidade exclusiva das equipes técnicas, que utilizarão a tecnologia como apoio, e não substituição, à análise humana.

O projeto prevê a criação de um banco de dados robusto e integrado, reunindo informações de diferentes órgãos do Sisema. Serão utilizadas ferramentas automatizadas, como bots e aceleradores, para agilizar o tratamento das informações, padronizar etapas e reduzir divergências de interpretação. O objetivo é acelerar a tramitação e dar mais qualidade às decisões. Além da agilidade, a proposta oferece mais consistência e previsibilidade aos processos.