Infraestrutura constrói gabiões no São João

Secretário informa que estão sendo refeitos trechos e implantados novos, para garantir a contenção das margens em pontos de risco

Infraestrutura constrói  gabiões no São João


Com as chuvas que têm caído na região nos últimos anos, várias situações de enchentes e inundações têm ocorrido e, com isso, o leito do São João vem recebendo grandes volumes de água e, consequentemente, entulho, terra e lixo, que são arrastados nas enxurradas. Assim o leito do São João necessita de trabalho de recuperação que vem sendo realizado pela Prefeitura, com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços, tendo Rosse Andrade à frente realizando obras de desassoreamento, contenção de margens e limpeza. Primeiro, foi feita a limpeza das margens na área urbana, retirando o material acumulado ao longo dos anos e que, com as enxurradas, acaba no leito do rio.

Junto da limpeza das margens também foi feito o desassoreamento do leito em vários pontos, com retirada de mato, terra e toda sorte de material que foi para dentro do rio, inclusive sucatas de veículos, como pôde ser observado na região do Bairro de Lourdes e Vila Mozart. A vegetação, que foi retirada das margens está sendo replantada, com projeto de reposição de mata nativa e retirada de invasores, como algumas árvores de Fícus plantadas às margens do rio há muitos anos e que causavam problemas de deslocamento de encostas e expansão desproporcional de raízes.

Agora, o trabalho está focado na reconstrução de trechos dos gabiões que cederam com as enchentes, devido até mesmo à falta de manutenção e implantação de novos trechos, onde o risco de desmoronamento é maior. Conforme Rosse Andrade, “estamos realizando todo o trabalho necessário para que o rio São João atravesse a nossa área urbana de maneira tranquila e sem riscos, para a população e também ao meio ambiente. Todas as medidas que estamos tomando são precedidas de projetos, de estudo, para que a intervenção no meio ambiente seja a menor possível”, disse. E concluiu, afirmando que, “quando concluirmos todo o trabalho, entregaremos o trecho urbano do São João mais bem estruturado do que era até então. Atuamos para fazer com que as agressões ao meio ambiente sejam o menos sentida por este rio que é, sem dúvida, muito importante para todos os itaunenses”.