CHUVAS EM ITAÚNA - Granizo e ventos fortes

Tempestade assustou a população na segunda-feira, 9. Nos próximos dias 19 e 20, a previsão é de mais temporais

CHUVAS EM ITAÚNA - Granizo e ventos fortes
Foto: Divulgação/PMI
CHUVAS EM ITAÚNA - Granizo e ventos fortes

A semana começou em Itaúna com muita chuva, ventos fortes e até granizo. Na segunda-feira, 9, após alertas da Defesa Civil, uma forte pancada de chuva atingiu a cidade, causando quedas de árvores, alagamentos e outros incidentes. Conforme a divulgação da Prefeitura, “a ação rápida e integrada entre os órgãos municipais garantiu agilidade nas ocorrências registradas e contribuiu para a segurança da população”. 

Foram acionadas as equipes da Defesa Civil, SAAE, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços, além de equipes de outros setores da Prefeitura, para atender aos chamados. Foram registradas fortes enxurradas em algumas vias, além da queda de árvores e galhos em diferentes regiões da cidade, conforme relatório das equipes atuantes. Ainda conforme a divulgação, “dentre as principais ações realizadas, estiveram a desobstrução de vias, remoção de árvores caídas, sinalização de áreas com risco e monitoramento de pontos com acúmulo de água”.

Mais chuva napróxima semana

A reportagem da FOLHA consultou os órgãos de previsão meteorológica e apurou que, na próxima semana, estão previstas, novamente, fortes pancadas de chuva em Itaúna. Além de temporal previsto para a noite de ontem, 13, com cerca de 20 milímetros de chuva, este sábado, 14, também prevê algo em torno de 10 mm de chuvas caindo em Itaúna, o que, na visão de especialistas, se trata de “chuva moderada”.

Durante a semana, a intensidade das chuvas deve ser bastante reduzida, porém, na quinta-feira, 19, e sexta-feira, 20, deve voltar a chover forte em Itaúna. A previsão do ClimaTempo para o dia 19, quinta-feira, é de 31.4mm de chuva e, na sexta-feira, 20, de 31.5mm. Ambas as previsões apontam para tempestades. No sábado, 21, a intensidade das chuvas deve diminuir para algo em torno de 18.7mm de chuva, o que ainda não deixa de causar apreensão.

Como se comportar ante as tempestades

A Defesa Civil orienta que, em situações de chuva intensa e ventos fortes, a população deve evitar áreas de risco. Também é importante não se abrigar embaixo de árvores e deve-se manter distância de fios elétricos ou estruturas danificadas. Em caso de emergência, os moradores devem acionar os órgãos competentes para atendimento imediato. O telefone do Corpo de Bombeiros é o 193. Já a Defesa Civil atende no telefone de emergência 199, pelo telefone fixo 37-3249-9104 e pelo telefone celular que também atua no WhatsApp: (37) 9 8401-8973.