EXEMPLO A SEGUIR - Itatiaiuçu tem plano para o desenvolvimento

EXEMPLO A SEGUIR - Itatiaiuçu tem plano para o desenvolvimento


O vizinho município de Itatiaiuçu, que tem na mineração o seu principal ativo econômico, lançou na quinta-feira, 4, o Programa Itatiaiuçu Conecta, que trata de um projeto de atração de novos negócios. Além de mapear áreas disponíveis para a instalação de novas empresas, o programa implantado atua também na formação de mão de obra, no incentivo às empresas locais e também na geração de vagas para trabalhadores, com e sem experiência. O planejamento apresentado para a cidade é um exemplo a ser seguido pelos municípios vizinhos. Para desenvolver o município, é preciso planejar este desenvolvimento, propõe o “Conecta”.

Dentre as ações do programa, estão a criação de um fundo e um Conselho Municipal de desenvolvimento Econômico, que já conta com investimento inicial de R$ 30 milhões, recurso vindo da arrecadação da CFEM (Royalties da mineração), além da assinatura de protocolos de intenções junto ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e à Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG). Também foi apresentado na ocasião um Banco de Áreas, que é um sistema municipal reunindo áreas e imóveis públicos e privados para facilitar a instalação de novos negócios.

O município também formalizou parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), que trabalha no preparo e qualificação de profissionais locais, comprometendo a instalação de uma unidade na cidade. Os estudantes que se deslocam para outra cidade para estudar na instituição recebem transporte gratuito. Aprovou também a instituição do programa “Bolsa Trabalho”, que fornece incentivo financeiro para que empresas gerem novas oportunidades de trabalho para profissionais sem experiência. 

Mais um serviço que é oferecido dentro do Itatiaiuçu Conecta é o que amplia as possibilidades de conexão é a Sala Mineira do Empreendedor, resultado da parceria com o SEBRAE Minas e com a JUCEMG (Junta Comercial do estado de Minas Gerais), onde há suporte para formalização e orientações para implementar e gerir o negócio. Além disso, o Programa de Compras Governamentais reúne e compartilha os processos licitatórios com as empresas sediadas na cidade, facilitando a participação dos empreendedores locais. Todas as informações sobre como acessar as ferramentas podem ser encontradas na Secretaria de Planejamento de Governo e Desenvolvimento Econômico, pelo telefone (31) 3572-1244 ou obtendo informações pelo e-mail planejamento@itatiaiucu.mg.gov.br.

Itaunenses apontam falta de planejamento em Itaúna

Após a apresentação do Itatiaiuçu Conecta, um político itaunense fez o seguinte comentário à reportagem da FOLHA: “Estamos precisando de um programa, um planejamento de desenvolvimento na nossa cidade, como esse. Aqui, há muito não se projeta, não se planeja nada, a não ser asfaltar umas ruas e socorrer problemas como os causados pelas enchentes. Esse programa de Itatiaiuçu pode ser um bom exemplo a ser seguido pelos políticos de Itaúna. Um projeto que gere empregos para as mulheres, que são a maioria da população local e têm dificuldades de encontrar vagas de trabalho; um projeto que direciona a utilização do distrito industrial que a Prefeitura pretende implantar no terreno que adquiriu recentemente, porque não basta oferecer o espaço, é preciso ter um projeto, segmentar setores, trabalhar com opções criadas a partir das opções oferecidas pela cidade, desde a mão de obra até questões como transporte, energia, atendimento na saúde, educação...”, concluiu.