DESRESPEITO - Caminhão “espalha” entulho pela via
Falta de fiscalização e punição “incentiva” abusos, que continuam acontecendo

O problema já foi motivo de matérias da FOLHA em outras ocasiões e continua ocorrendo na cidade. Caminhões transportando material de construção ou entulho, como o caso flagrado pela reportagem, continuam trafegando pelas ruas de Itaúna sem quaisquer contestações por parte das autoridades de trânsito. Conforme apontam críticos, enquanto o estacionamento irregular é combatido com austeridade e até truculência, abusos são cometidos e passam despercebidos pelas ruas da cidade.
Na manhã da terça-feira, 20, a reportagem flagrou um caminhão com uma caçamba lotada de entulho subindo a Rua Antônio Corradi, sentido Bairro Cerqueira Lima, sem qualquer proteção, e em desacordo com o que determina a Resolução de número 946 de 2022 do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN. Conforme a determinação da autoridade nacional de trânsito e o que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro, o motorista que cometer a infração pode ser punido com 7 pontos na CNH e pagar multa no valor de R$ 293,47.
Ainda conforme a norma do CONTRAN, o veículo pode ser apreendido e removido, caso não corrija o problema no ato da autuação. No caso em questão, o caminhão seguiu por vários quarteirões da citada rua e depois fez conversão na Av. JK, sentido Bairro Itaunense, derramando pedaços de concreto, pedras, terra e outros objetos por onde passava. É preciso que as autoridades fiscalizem também esse tipo de infração e apliquem as punições devidas.