Corpo de Bombeiros constatou 33 mortes por afogamento na região
Somente nos últimos dias, foram registradas 6 vítimas pelo 10º Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em Divinópolis
Com o aumento do calor, a busca pela água aumenta e, consequentemente, cachoeiras, rios, ribeirões, lagos, poços, ficam lotados de pessoas. Com isso, os riscos de acidentes com afogamentos aumentam na mesma proporção. O 10º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), ao qual o pelotão de Itaúna pertence, já registrou nada menos do que 33 mortes por afogamento neste ano, sendo que, seis óbitos foram registrados nos últimos dias. E, para evitar que esses índices aumentem ainda mais, o Corpo de Bombeiros Militar está fazendo uma campanha de prevenção ao afogamento, alertando as pessoas e divulgando dicas para que os frequentadores de locais de banho se previnam dos acidentes.
Foram divulgadas seis dicas principais que devem ser observadas pelas pessoas. A 1ª é o Acompanhamento de crianças: Mantenha sempre um adulto responsável observando crianças que estejam brincando na água; 2ª - Aulas de natação. Incentive aulas de natação para todas as idades. A habilidade de nadar pode fazer a diferença em emergências; 3ª - Equipamentos de Segurança. Certifique-se de que coletes salva-vidas e outros equipamentos de segurança estejam disponíveis e em bom estado; 4ª - Conhecimento do ambiente. Saiba as condições locais, como correntes e profundidade, antes de entrar na água; 5ª - Não consuma álcool. Evite o consumo de álcool quando estiver envolvido em atividades aquáticas. O álcool diminui os reflexos e o julgamento; e 6ª - Atenção às condições climáticas. Esteja ciente de mudanças climáticas repentinas que podem tornar as águas perigosas.
Tomando essas precauções, muitas ocorrências trágicas podem ser evitadas. E é necessário que as pessoas sigam as orientações dos guarda-vidas, no caso da existência destes profissionais, como em clubes, por exemplo. E, ainda, não hesitar em ligar para o 193 em caso de emergências. O afogamento é uma ameaça real, mas a prevenção e a educação podem fazer a diferença. E conclui a mensagem do Corpo de Bombeiros: “Seja você um residente local ou um visitante, a mensagem é clara: a segurança na água deve ser prioridade. Neste verão, todos devemos tomar medidas responsáveis e estar cientes dos riscos ao desfrutar das águas para garantir que a diversão não se transforme em tragédia!”.