Descarte irregular de lixo é denunciado e SAAE age com rapidez

Descarte irregular de lixo é  denunciado e SAAE age com rapidez
Foto: Divulgação

Duas situações de descarte irregular de lixo foram registradas nesta semana, com denúncias de cidadãos. A partir da denúncia, o gerente de Limpeza Urbana, Gil Gonçalves, compareceu aos locais e notificou os responsáveis pelos problemas. Conforme os denunciantes, a partir dessa notificação, o lixo passou a ser descartado de forma correta e o problema parece estar solucionado. Assim, constata-se que, havendo conscientização, a cidade ficará mais limpa. Porém não deve ser esperado que o funcionário do SAAE tenha que repreender os responsáveis pelos estabelecimentos e, consequentemente, pela sujeira. A proatividade nessa situação faz bem a todos.

O primeiro caso registrado se refere a uma denúncia de uma funcionária de um estabelecimento localizado na Jove Soares, que denunciou é contante o descarte de lixo ao lado de um poste em frente à loja Empório, onde há um ponto de ônibus, o que prejudica a passagem de pedestres e aos que precisam ficar esperando o ônibus, inclusive exalando, às vezes, mal cheiro. O funcionário do SAAE esteve no local e constatou que os responsáveis pela sujeira seriam uma loja de bebidas de nome Max Bebidas e o Posto de combustíveis Avenida, próximo, onde, inclusive, funciona uma loja de conveniência. Imediatamente, os responsáveis por esses dois locais foram contatados e informados que o descarte de lixo deve ser feito no horário estabelecido para a passagem do caminhão de recolhimento – naquele trecho, diariamente às 16h30 –, sob risco de multa, conforme o Código de Posturas do Município.

A responsável pela denúncia retornou o contato com a redação, desta feita, para elogiar a atuação do servidor do SAAE, “muito educado e prestativo”, conforme disse. E acrescentou ainda que, nos dias seguintes, o local tem permanecido limpo, diferente do que vinha ocorrendo. Que agora é aguardar. 

Na outra situação, o lixo estava descartado nas proximidades de um prédio, ao lado de loja de sanduíches recentemente inaugurada em Itaúna, a King Burger. Com a presença da fiscalização, o gerente do estabelecimento informou que o problema ocorreu devido à ação de um andarilho, que retirou o lixo do local onde havia sido depositado, rasgou o saco com os detritos e os espalhou em frente à portaria do prédio vizinho. Mas o lixo estava a mais de 50 metros da hamburgueria. Informou ainda que, tão logo foi detectado o problema, ele e um funcionário fizeram o recolhimento do lixo e a limpeza do local. Prometendo, ainda, estar vigilante para que o problema não mais ocorra.

Problemas no mesmo sentido tem ocorrido em vários outros locais da cidade, quando o lixo é descartado de forma a possibilitar a ação de animais e mesmo de pessoas que os espalha pelas calçadas. Havendo conscientização, com as pessoas embalando adequadamente o lixo e o colocando para recolhimento nos horários da passagem do caminhão de recolhimento, esses problemas deixam de existir. É preciso a conscientização de todos para que a cidade fique mais limpa e mais agradável de se viver, destaca a direção da autarquia responsável pela limpeza urbana.