Antecipe-se e faça o cadastro biométrico

Antecipe-se e faça o cadastro biométrico
Foto: Divulgação/Justiça Eleitoral


Fica muito mais fácil, e mais moderno, a identificação biométrica do eleitor na hora do voto. Assim ninguém vai poder falar como acontecia na época do voto no papel, que “o defunto também vota”. Com a biometria, é necessário registrar a presença com a impressão digital, que é única e não tem como ser copiada. Em algumas cidades, como em Itaúna, ainda não é obrigatório o cadastramento biométrico ante a Justiça Eleitoral, porém, como informou o chefe do Cartório da 140ª Zona Eleitoral, que engloba Itaúna e Itatiaiuçu, Euder Monteiro, esse tipo de cadastramento voltou a ser feito no município. Lembrando que esse cadastramento ainda não é obrigatório, mas você não vai querer ter que sair correndo quando a biometria for obrigatória, com certeza.

E tem ainda o fator de que talvez você não precise fazer o cadastramento, pois a Justiça Eleitoral migrou dados biométricos de CNH, Identidade e outros documentos onde a biometria já era utilizada. Assim você pode confirmar se já está com a biometria cadastrada por telefone, no site do TRE-MG ou no aplicativo e-Título. O telefone do Cartório Eleitoral de Itaúna é o de número (37) 3241-1080 e funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Você também pode entrar em contato com o Cartório pelo e-mail zona140@tre-mg.jus.br ou ir ao Cartório, na Rua Manoel Gonçalves, 44, Centro.

Mas se você conferiu e ainda não fez o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral e pretende se antecipar à obrigatoriedade, procure o Cartório Eleitoral, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. “Para ser atendido, basta trazer um documento de identidade original e um comprovante de endereço em seu próprio nome. Se o eleitor já votar na cidade, o comprovante de endereço não será necessário”. E, no local (Rua Manoel Gonçalves, 44, Centro), você vai obter todas as informações necessárias para colocar sua situação eleitoral em dia. Não deixe para a última hora e regularize sua situação eleitoral, para que possa exercer a cidadania sem atropelos.