Semana da Consciência Negra em Itaúna
Iniciativa do Gabinete Nós por Nós vai promover rodas de conversa, feiras e apresentações artísticas para toda a população
O mês de novembro é marcado como o Mês da Consciência Negra e, durante este mês, diversas ações de conscientização da população acontecem em Itaúna.
Programado pelo Gabinete Nós por Nós, da vereadora Edenia Alcântara, a cidade vai receber uma programação especial na Semana da Consciência Negra, com rodas de conversa, feiras e apresentações artísticas para toda a população.
Conforme programação divulgada, a Semana começa no dia 19 de novembro, com a atividade “Encrespa”. A atividade será realizada no Bairro Parque Jardim Santanense, na Avenida João Moreira de Carvalho, 770, com o objetivo de descentralizar as ações de conscientização.
O “Escrespa” terá início às 14 horas e contará com campeonato de Street Skate; feira de empreendedores negros com ações sociais, como corte de cabelo, trança, maquiagem e turbante; exposição de arte negra, batalha de rima e participação do DJ Sereno Beat.
Já na quarta-feira, dia 22, com o objetivo de ampliar o debate e lutar contra o preconceito e intolerância, será realizada uma roda de conversa com representantes das religiões de matriz africana. A atividade acontecerá na área externa da Igreja do Rosário, às 19h. Os convidados são: Cerila Ekedi, Neuza Yaô, Jeferson (Reinado), Wellington Luiz (Fafa Ximeango) e Laíssa (Reinado).
Para finalizar a programação, em parceria com o Bar Culture, será realizado o “Gira do Samba”, no próximo sábado, 25, às 18 horas, que contará com a participação de grandes artistas do samba da cidade e região.
A data da Consciência Negra, 20 de novembro, em lembrança ao dia de morte do líder Zumbi dos Palmares em 1695, só foi oficializada em 2011 em âmbito nacional. No entanto, desde os anos de 1970, movimentos negros e de comunidades afrodescendentes já celebravam a data e promoviam debates acerca do racismo e sobre a luta pela inserção do negro na sociedade brasileira. A Semana da Consciência Negra está no calendário oficial do município desde 2014 e é de autoria do ex-vereador Léo Bala.