Recesso “atrasado” para votar a LDO

Recesso “atrasado” para votar a LDO


Os vereadores de Itaúna deveriam entrar em recesso hoje, sábado, dia 1º de julho, após a última reunião ordinária desta semana, realizada na terça-feira, dia 27. Mas o envio do projeto da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, para embasar o orçamento de 2024, ano de eleições, deve ser encaminhado à Câmara no início da semana e, com isso, atrasar o recesso da edilidade. 

A FOLHA ouviu o presidente da Casa, vereador Nesval Júnior, que afirmou que pretende analisar e votar o projeto da LDO “em uma semana”, já que não vê pontos polêmicos na proposta. Com isso, o recesso deve ser encurtado. Caso aconteça algum entrave na análise e votação do projeto, as “férias de meio de ano” dos vereadores poderá ser atrapalhada.

Alguns especialistas veem no caso certa “falta de habilidade” do prefeito em encaminhar o projeto exatamente na semana marcada para iniciar o recesso. E principalmente quando se sabe que vai ter que contar com a ajuda dos edis para aprovar projetos como o de repasse de verba para a Viasul. 

Já outros veem exatamente a aprovação do repasse como motivo para enviar a LDO agora. “O prefeito tem pressa para aprovar o repasse e não quer colocar a culpa do atraso no recesso exatamente no projeto do repasse. Assim, a LDO servirá como motivo e, enquanto isso, vota-se o repasse para a Viasul”. Será?