QUEIMADAS - Período é de aumentar medidas de prevenção

QUEIMADAS - Período é de aumentar medidas de prevenção
Foto: Imagem enviada por leitor da FOLHA

Antes de acender a chama, pense nas consequências deste ato. Um simples riscar de fósforo pode terminar em um incêndio de grande impacto. E o período, com vento e tempo seco, é o mais propício à propagação das chamas. Por isso é necessário muito cuidado com o fogo, para que as chamas não se alastrem. As autoridades alertam para os riscos ao acender fogo para queimar lixo, “limpar” terrenos, pois, a partir daí, as chamas podem sair do controle e provocar um grande incêndio, causando, inclusive, mortes.

No ano passado, Itaúna foi destaque negativo na região em volume de queimadas identificadas; e, neste ano, já foram iniciadas as queimadas, trazendo riscos e apreensão à comunidade. Na segunda-feira, 11, por exemplo, um incêndio com características de ser criminoso foi registrado no Morro do Sol.  A reportagem da FOLHA foi alertada por leitores, que enviaram imagens mostrando o alcance das chamas ainda no início do incêndio.

O Corpo de Bombeiros e os demais setores responsáveis foram acionados para combater as chamas e apurar a responsabilidade pelo incêndio. A autoria não foi informada e as autoridades apuram detalhes para tentar chegar aos responsáveis e aplicar as punições cabíveis. Provocar incêndios é crime, mesmo que não seja intencional, a responsabilidade pelos danos causados é de quem acende o fogo.