Conselho de Saneamento Básico tome posse

Prefeito Gustavo Mitre e o diretor do SAAE, Nilzon Borges, dão boas-vindas aos novos membros do CMSB

Conselho de Saneamento Básico tome posse
Foto: Divulgação/SAAE de Itaúna

O Conselho Municipal de Saneamento Básico – CMSB de Itaúna é um instrumento de grande importância para o estabelecimento de políticas públicas para o setor no município, como deixou claro o diretor do SAAE, Nilson Borges, no evento de posse dos novos membros do órgão. A posse ocorreu no dia primeiro de agosto, na sala de treinamentos do SAAE, com a presença do prefeito Gustavo Mitre, do diretor do SAAE, que é membro-nato do Conselho, e de vários secretários municipais. A composição do CMSB engloba toda a sociedade, com servidores da administração e representantes da sociedade civil escolhidos por diversos órgãos representativos do setor. Por esse Conselho passarão as políticas e ações do saneamento básico do município, envolvendo coleta, tratamento e distribuição de água; coleta, tratamento e destinação do esgoto sanitário; captação pluvial; recolhimento do lixo seco e molhado; destinação de resíduos sólidos e varrição de logradouros.

Além da posse dos novos membros, que têm mandato para o biênio 2025/2027, também foram tratados na ocasião outros temas de interesse da comunidade, como “a necessidade de redação e aprovação de um Regimento Interno; o estabelecimento do Calendário de Reuniões do Biênio 2025-2027; a apresentação da matriz tarifária de Itaúna, e, tratativas sobre assuntos gerais do saneamento básico para Itaúna”, conforme a assessoria de imprensa do SAAE, na divulgação. 

Acompanhando o prefeito e o diretor do SAAE, também participaram da reunião de posse o secretário de Planejamento e Governo de Itaúna, Marcus Júnior, e o chefe de Gabinete do Prefeito, Leo Tavares. Paralelamente à posse, os membros realizaram a 1ª reunião ordinária do Conselho Municipal, debatendo vários assuntos de interesse do órgão e do município. O diretor do SAAE, Nilzon Borges, deu as boas-vindas aos conselheiros e convidados, e destacou a importância do CMSB para a aplicação e revisão das políticas municipais de saneamento básico, em especial, o Plano Municipal de Saneamento Básico. O prefeito Gustavo Mitre, em sua fala, destacou o SAAE como a “joia da coroa” e a necessidade de se revitalizar a autarquia, para que ela possa acompanhar o crescimento da cidade com uma prestação de serviço de qualidade.

O novo CMSB de Itaúna

Foram empossados os seguintes membros efetivos: Gustavo Guzzo Netto – SAAE; Alexandro Moks do Carmo, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços; Giordane Alberto Carvalho – vereador/Câmara Municipal de Itaúna; Juliana Capanema Silva Faria – Secretaria Municipal de Saúde; Lediane Cornélia Fonseca – Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente; Mary Helen Ferreira da Cunha – SENAI Itaúna/CETEF Marcelino Corradi; Fábio Dimas Braz de Matos – Universidade de Itaúna; Ailton Darlan Ribeiro – Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU; Weverton de Oliveira – Cooperativa de Reciclagem e Trabalho Ltda – COOPERT.  

Os membros suplentes do Conselho são os seguintes: Lenice Neves Guimarães – SAAE; Priscila de Souza Gomes – Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços; Antônio José de Faria Júnior – vereador/Câmara Municipal de Itaúna; Ana Caroline Ferreira Alves – Secretaria Municipal de Saúde; Marcelo Augusto Nogueira Rezende – Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente; Leandro Teles Fonseca -  SENAI Itaúna/CETEF Marcelino Corradi; Ana Cristina Santos Parreiras – Universidade de Itaúna; Fábio Dimas Braz de Matos – Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU; Bernardo Meira Souza Braz de Matos – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA; e, Daisy Basílio Monteiro – Cooperativa de Reciclagem e Trabalho Ltda – COOPERT.