Primeiro lote será liberado em 31 de maio

Primeiro lote será  liberado em 31 de maio
Marcello Casal Jr./Agência Brasil


A Receita Federal lembra que o prazo final para a declaração do Imposto de Renda de 2023 é dia 31 de maio, faltando, portanto, 25 dias. E no mesmo dia, quem já fez a sua declaração e terá direito à restituição já poderá receber a sua parte. É que o primeiro lote de restituição do imposto neste ano será nesta data. Serão liberados cinco lotes, se estendendo de maio a setembro.

As datas de liberação dos lites é a seguinte: 1º Lote: 31 de maio; 2º Lote: 30 de junho; 3º Lote: 31 de julho; 4º Lote: 31 de agosto; e 5º Lote: 29 de setembro. Assim, quanto mais rápido for entregue a declaração, mais rápido pode acontecer a liberação da restituição. Serão liberados cerca de R$ 300 milhões em restituição, sedo que R$ 197 milhões deverão ser destinados aos grupos prioritários.

São considerados grupos prioritários para receber a restituição do Imposto de Renda, os contribuintes nas seguintes situações:  contribuintes com idade acima de 80 anos; contribuintes com idade acima de 60 anos; portadores de deficiência física, mental ou moléstia grave; e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o Magistério.