MAIS TEMPO - Declaração do Imposto de Renda até 31 de maio

MAIS TEMPO - Declaração do Imposto  de Renda até 31 de maio
Foto: Divulgação/Marcello Casal Jr/Agência Brasil


As declarações do Imposto de Renda neste ano começarão a ser recebidas no dia 15 de março. Porém o prazo final de entrega teve acréscimo de mais um mês, passando para o dia 31 de maio. Foi o que anunciou a direção da Receita Federal, na terça-feira, 14. Com este aumento de um mês, os contribuintes terão prazo maior para entregar as declarações e, com isso, espera-se que não seja necessária a prorrogação. A expectativa é de que, a partir do início da entrega da declaração, os contribuintes possam contar com a possibilidade da declaração pré-preenchida, que permite o preenchimento da maioria das informações de forma automática. 

Conforme o supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, a declaração pré-preenchida proporciona menos erros e maior comodidade ao contribuinte. As novas regras da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF/2023) serão anunciadas no dia 27 de fevereiro pelo governo.

A expectativa é de que na ocasião seja informado o aumento do limite mínimo de isenção, que hoje está em R$ 1.903,98 de renda tributável. Não há correção da tabela de isenção desde 2016, ano em que assumiu o governo o ex-presidente Michel Temer, após o impeachment da ex-presidente Dilma e nos quatro anos do governo de Bolsonaro. O presidente Lula prometeu passar a isenção para quem tem renda de até R$ 5 mil, mas nesta primeira correção os valores não devem ser esses.