Mais de 2,4 mil corredores inscritos e 3 toneladas de alimentos arrecadados

A segunda edição da prova, que comemora o aniversário de instalação de Mineração Usiminas, repetiu o sucesso de 2022

Mais de 2,4 mil corredores inscritos e 3 toneladas  de alimentos arrecadados
Foto: Divulgação/Usiminas


O sucesso da primeira edição da Corrida da Saúde, em sua segunda edição foi repetido, senão ampliado, com participação de mais de 2,4 mil inscritos e arrecadação de três toneladas de alimentos, doados ao Bando de Alimentos “Elza de Oliveira Lopes”. A prova, que comemora o aniversário de instalação da Mineração Usiminas na vizinha cidade de Itatiaiuçu, com grande influência no cotidiano itaunense, trouxe como novidade neste ano a questão da inclusão social. Foi disputada a categoria Superação, com participação de pessoas com deficiência, que subiram ao pódio. Também teve a participação do Instituto Santa Mônica, com apresentação de capoeira, no dia do evento.

Ainda no evento teve o treinamento para uso de triciclos adaptados para pessoas com deficiência, além do estímulo para que “familiares e comunidade vejam a corrida como um democrático esporte”, conforme afirmação dos organizadores. Outra novidade na prova deste ano foi a participação dos meninos e meninas com idade entre seis e 15 anos, do projeto social NAC Curumim, da Prefeitura de Itaúna, que apresentaram performance com tambores. A Corrida Saúde contou com o patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e apoio da Prefeitura de Itaúna e da Associação Cultura, Esporte e Lazer Pace3.

A prova

Foram percorridos durante a prova, seis quilômetros de percurso, com corrida ou caminhada, sendo entregue medalhas a todos os participantes, inclusive para uma grávida que participou neste ano. Gabriela Emídio fez a sua segunda participação na prova e, desta vez, levando no ventre a pequena Maria, que virá ao mundo em dois meses. Grávida de sete meses, ela finalizou o percurso com satisfação e orgulho. Segundo ela, o projeto é sinônimo de saúde e bem-estar. “Minha médica liberou e eu vim muito feliz. É muito importante para uma gestação saudável”, afirmou.  

Guilherme Melo, diretor de Operações da Mineração Usiminas, disse que “é uma alegria imensa incentivar projetos que priorizam a saúde e o bem-estar das pessoas. É lindo ver a comunidade unida pela vida e pela solidariedade. Saber que, além de impulsionar bons hábitos e incluir todas as pessoas, instituições serão beneficiadas com a doação de alimentos, nos emociona”, afirma.

Nesta segunda Corrida da Saúde foram arrecadadas três toneladas de alimentos, que foram doadas ao Banco de Alimentos “Elza de Oliveira Lopes”, mantido pela Prefeitura de Itaúna. A segunda edição da prova marcou o 13º aniversário de fundação da Mineração Usiminas, ocorrido no dia primeiro de agosto.