Itaúna tem 147 igrejas e templos, segundo os dados do IBGE

Maioria da população se declara branca. São 1.517 mulheres a mais do que homens

Itaúna tem 147 igrejas e templos, segundo os dados do IBGE
Foto: Reprodução/G1 Centro Oeste


O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, tem divulgado dados detalhados sobre o Censo, após o atraso no período do governo passado. E uma das informações mais recentes mostra que no Brasil existem mais igrejas e templos do que unidades de saúde e escolas, somados. Em Itaúna o número de templos e igrejas é de 147, sendo que os estabelecimentos dedicados à saúde somam, além das unidades públicas, como PSFs, hospital, Policlínica, laboratórios e até clínicas odontológicas, 241. Já o número de instituições de ensino em Itaúna somam 96 no total, o que coloca o município com número de escolas menor do que o de igrejas/templos. Temos menos escolas do que igrejas... 

Outra informação colocada nesta divulgação do IBGE é com relação à quantidade de construções. Itaúna mostra 2.069 obras em andamento, frente a um total de 42.902 residências contabilizadas. Em comparação com a vizinha Divinópolis, que contabiliza 106.845 residências e 3.659 obras em construção, dá para se ter uma noção da importância do setor de construção civil no município. Em Itaúna também foram registradas 7.020 anotações entre comércios, estabelecimentos culturais, prédios públicos e outros, com população confirmada de 97.669 pessoas. 

Que se declaram brancos são maioria 

Um outro detalhe a ser anotado é que mais da metade da população, exatos 50,9% dos itaunenses, se declaram brancos. Por outro lado, que se declararam pretos foram 7.918 pessoas, ou 8,1% da população; e, pardas, 39.948 pessoas (40,9% dos itaunenses). Ainda foram contabilizados 70 itaunenses que se declararam de cor/raça amarela e mais 40 indígenas. A maioria da população tem acima de 20 anos e, à medida que a idade aumenta, pode ser encontrada maioria absoluta de mulheres, em contraponto ao fato de termos mais homens com idade até 15 anos do que mulheres. São quatro itaunenses do sexo masculino com mais de 100 anos e cinco mulheres com essa média de idade. 

Também constam números que mostram que a população de Itaúna tem renda média de 2,2 salários mínimos, e que ocupa a terceira posição na região nesse quesito, além da 87ª posição em Minas e a 1.264ª no País. Em relação à população ocupada, os últimos números mostram 33.789, o que representa 35,78% da população. Como divulgado recentemente, pouco mais de 29 mil pessoas em Itaúna trabalham com carteira assinada.