INVESTIMENTO - Prefeitura entrega tablets a Agentes Comunitários de Saúde
Foram entregues 169 equipamentos, que vão eliminar a utilização de papel na anotação dos dados e interligar setores, ampliando a agilidade no atendimento à saúde
Na manhã da terça-feira, 20, foi realizada solenidade de entrega de tablets aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Itaúna, pelo prefeito Gustavo Mitre, que esteve no evento acompanhado do secretário de Saúde, Alan Rodrigo. Também participaram do evento, que contou ainda com treinamento para a correta utilização dos equipamentos, o gerente de Atenção Primária à Saúde, Cristiano Leonardo de Oliveira, além de equipes da rede municipal e secretários municipais, conforme a assessoria do prefeito.
Na ocasião, o prefeito afirmou que “esse é um investimento que chega aonde realmente importa: na linha de frente. Os Agentes Comunitários de Saúde estão todos os dias dentro das casas, acompanhando de perto a realidade das famílias. E é nosso dever garantir ferramentas que deem mais agilidade, organização e qualidade ao trabalho de quem faz a saúde acontecer”. A FOLHA apurou que, na solenidade, foram entregues, no total, 169 equipamentos aos ACS.
Os equipamentos vão permitir que seja eliminada a utilização de papel no processo de cadastramento de informações das famílias na rede da Secretaria de Saúde, o que certamente dará mais agilidade ao encaminhamento das ações. Com a utilização dos tablets, os dados colhidos junto aos pacientes já poderão ser integrados à rede central da saúde no município. Assim, durante uma consulta, por exemplo, os médicos poderão ter acesso a todas as informações sobre o paciente com mais agilidade.
Conforme especialistas, a digitalização do processo vai auxiliar na agilidade, na precisão do tratamento e, ainda, no acompanhamento do dia a dia das famílias atendidas nas unidades de saúde do Município. A Prefeitura não informou os valores investidos no processo nem a fonte dos recursos, porém a reportagem apurou que o Governo do Estado, assim como o Ministério da Saúde, tem apoiado esse tipo de investimento nos municípios.



