Hospital - Maurício Nazaré deve ser o novo provedor

Francisco Mourão, Antônio Guerra e Maurício Nazaré serão eleitos, conforme indicação que deve ocorrer na reunião do Conselho no próximo dia 25, segundo apurou a FOLHA

Hospital - Maurício Nazaré deve ser o novo provedor


A assembleia do Conselho Comunitário da Casa de Caridade “Manoel Gonçalves”, que estava marcada para a quinta-feira, 13, teve de ser adiada para o dia 25 (A direção do Hospital não explicou o porquê), porém a informação recebida pela reportagem permanece a mesma: Maurício Nazaré deverá ser indicado provedor. A direção (provedoria) será completada, ainda, pelos membros Francisco Mourão e Antônio Guerra, que atuaram junto com Marilda Chaves, antes da equipe composta por Augusto Machado (provedor), Ângelo Freitas e Edno José de Oliveira renunciar, há cerca de seis meses. 

Em novembro de 2021 o médico Augusto Machado assumiu o cargo de provedor, substituindo a advogada Marilda Chaves, que não poderia ser reconduzida, como determina o estatuto da instituição. Augusto Machado ficou somente 10 meses no cargo, renunciando em setembro de 2022, alegando falta de condições financeiras do Hospital, a partir da aprovação do piso da enfermagem. Para atualizar, o presidente Lula promete que regulamentará o piso em breve, portanto, até hoje, ele (o piso) não começou a ser pago, o que não onerou as contas da entidade, como temia o então provedor.

Nazaré chegou a ser ventilado para a substituição de Augusto, tão logo este renunciou, mas um impedimento estatutário foi arguido à época. Agora, conforme o edital de convocação da Assembleia Ordinária, vão ser eleitos novos membros do Conselho e, com isso, Nazaré deverá passar à condição de efetivo e, assim, estará apto a assumir a provedoria. Outra questão a ser aprovada nesta assembleia é a prestação de contas do período. Também a reforma estatutária – muito cobrada, inclusive pelo prefeito Neider, que apontou a necessidade de alterar o documento com cerca de “um século de existência” – deverá entrar na pauta, já que o edital aponta “assuntos diversos” a serem abordados.

Aprovação unânime

Mourão e Guerra fizeram parte da administração do Hospital tendo Marilda Chaves à frente da instituição, com excelentes resultados no período, sendo nomes aprovados por unanimidade para voltar à direção da Casa de Caridade. A novidade seria o nome do empresário Maurício Nazaré, que liderou a campanha de estruturação do serviço no Hospital quando do surgimento da pandemia de Covid, levando a comunidade e o empresariado a montar um esquema de atendimento que foi eficiente no atendimento à população itaunense e da região no momento mais agressivo da pandemia.

Assim, após um período de incertezas, o Hospital Manoel Gonçalves voltará a ter comando eleito e com grande expectativa por parte da população, que aposta muito no trio que deve assumir a direção da Casa de Caridade. Até porque, conforme a divulgação de nova etapa da Campanha do Troco Solidário, médicos e outros funcionários estariam com salários atrasados – fala-se que desde outubro –, o que comprova a necessidade urgente de mudanças, não só na equipe de comando do Hospital.