Fórum Hard reuniu mais de 100 profissionais

O encontro contou com o apoio do Senai, Sindimei e Fiemg

Fórum Hard reuniu mais de 100 profissionais


Na quinta-feira, 6, aconteceu em Itaúna o 2º Fórum Hard de Fundição, que reuniu mais de 100 modeladores e outros profissionais interessados na área. O intuito, conforme os organizadores, foi alcançado no sentido de debater soluções ágeis para a produção de ferramentais e o seu impacto na linha de produção. “Na região encontram-se fundições e modelações importantes, tornando valiosa essa troca de conhecimento, isso, além de ser uma oportunidade da Hard fortalecer sua relação com seus parceiros locais”, destacou Tiago Santos, diretor comercial e de marketing do Grupo Hard.

Ainda conforme os organizadores do encontro, dentre os temas debatidos, o mestre em Engenharia de Materiais, Wendel Carvalho Tôrres, falou sobre a importância de repassar o conhecimento com foco nos processos que envolvem o forno cubilô. “Além de uma série de habilidades, os profissionais precisam também saber fazer gestão do conhecimento, caso contrário, aquilo que é aprendido durante a rotina se perde ou fica apenas dentro da mente do profissional, e assim perdemos a chance de crescer a cadeia produtiva e evoluir”, disse. O segundo palestrante foi Fernando Oliveira, o “Dr. Fundição”, que produz conteúdo para as redes sociais há quatro anos, e destacou sobre outro foco que as empresas devem ter que é a inovação. 

“É através da inovação que a empresa terá qualidade, eficiência e competitividade. Ela que vai possibilitar que sejam encontradas formas mais ágeis e melhor daquilo que é feito e atender o cliente com aquilo que ele precisa”, afirmou Fernando. O especialista técnico Edenison Massagardi finalizou o evento apresentando exemplos de redução de custos de 67% e tempo de processos de 74% na fundição com a utilização de soluções Hard.