Festa é na quinta-feira, 15
A festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário em Itaúna teve início no dia 1° de agosto, com o levantamento de bandeiras, e se estende até o dia 17, quando acontece a descida delas. Mas o ponto alto da festa acontece mesmo é no dia 15, Dia de Nossa Senhora do Rosário, que é feriado no município, inclusive. Essa é a festa mais tradicional dos itaunenses, sem dúvidas, visto que existe há cerca de dois séculos.
Os congadeiros louvam a Senhora do Rosário e os demais santos da festa desde as primeiras horas do dia, com cantorias, orações e atos de fé, como o desfile no entorno das capelas do Alto do Rosário, para o pagamento de promessas dos fiéis. E não falta, ainda, o lado festivo, com barraquinhas e os cafés comunitários e almoços, nos quarteis das guardas de congado, onde são recebidos os congadeiros e a população em geral.
Religiosidade é destaque
O dia 15 terá como primeiro ato religioso a Recitação do Terço pela Legião de Maria, saindo da Praça da Matriz e seguindo até a Capela do Rosário. Às 9 horas, será celebrada missa pelos padres Everaldo e Marcelo, com participação do diácono Marcelo Henrique. E, às 19h30, será celebrada a tradicional missa, com a participação das guardas de congado, pelo padre Amarildo.
Os cafés comunitários serão oferecidos no Bairro Santo Antônio, no quartel da Sãozinha; e no Bairro das Graças, no quartel da Rainha e do Rei Congo, Maria Ana e Dilermando Oliveira. Nesses mesmos locais também acontecem os almoços comunitários.