Ex-prefeito fala sobre obras na Jove Soares
Neider Moreira, em campanha para deputado, fala que projeto está pronto e solução é “simplesmente contratar e iniciar a obra”
O ex-prefeito de Itaúna, Neider Moreira, em pré-campanha – já que recentemente informou que será candidato a deputado federal –, abordou a questão das enchentes na Jove Soares. Em vídeo postado nas redes sociais após os alagamentos ocorridos na terça-feira, 4, ele trata da questão e fala que tudo é muito simples, que ele já deixou “a solução para o problema” e que agora “é simplesmente contratar e iniciar a obra”.
Porém, como apontaram algumas pessoas, o vídeo é repleto de contradições e caminha para ser uma ação eleitoreira, com graves apontamentos de se tratar de politicagem apenas. Na fala do ex-prefeito, que administrou a cidade por oito anos, além de ter sido deputado por três mandatos (2003 a 2015), ele lembra que o problema “não é novo, de décadas”. E comenta que a solução é a realização de uma obra para ampliar a capacidade de escoamento das águas de chuva, lembrando que é uma obra demorada, “de três anos, pelo menos”. Não fala de custos nem de alguma ação efetiva, nesses 20 anos de mandatos, que ele tenha tomado para “resolver o problema”, a não ser a contratação de um projeto.
E o destaque político na sua fala está quando afirma que a solução ele deixou pronta em “um projeto, contratado [junto a] uma empresa altamente especializada” e que demorou quase um ano para ser concluído. Informa que a contratação do projeto ocorreu em 2023, portanto ele foi prefeito por mais um ano, pelo menos, após a conclusão do projeto.
Mas, para o ex-prefeito, que em momento algum fala do alto custo da obra – anunciada à época em torno de R$ 50/60 milhões –, é tudo muito simples: “Basta contratar e iniciar a obra”. Ação, aliás, que ele não fez, sendo que, com a simplicidade que ele tenta imprimir, ele mesmo, enquanto prefeito, poderia ter “contratado e iniciado” a obra. Até porque o projeto estava nas suas mãos...





