Estado distribui vacina e Itaúna fica sem doses
Dezesseis cidades da região vão contar com o imunizante
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – SES-MG informou à imprensa que está fazendo uma nova distribuição de doses de vacina contra a dengue – a Qdenga –, atendendo a 101 cidades mineiras. Destas, 16 estão localizadas na região Centro-Oeste, porém Itaúna é a única dentre as quatro maiores que ficou de fora. Serão distribuídas, ao todo, 97.900 doses e as cidades da região que receberão a vacina são: Nova Serrana, Pará de Minas, Pitangui, Igaratinga, Conceição do Pará, Onça do Pitangui, Leandro Ferreira, São José da Varginha, Divinópolis, Itapecerica, Perdigão, Carmo do Cajuru, Araújos, Cláudio, São Gonçalo do Pará e São Sebastião do Oeste.
Conforme a divulgação, foram avaliados três critérios para que o município recebesse doses nesta remessa: ranqueamento das regiões de saúde e municípios; quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante); e cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município. As doses a serem recebidas nesta etapa serão para a primeira dose. A segunda dose, já que a imunização completa é feita com duas doses, serão enviadas aos municípios posteriormente. O prazo de aplicação da segunda dose é de três meses após a aplicação da primeira dose.
Dentre as quatro cidades, Divinópolis foi a que registrou o maior número de contágios: 9.544, ocorrendo três mortes por dengue. Em Nova Serrana foram registrados 5.872 contágios. Em Pará de Minas foram registrados 4.530 casos de dengue confirmados. Em Itaúna, foram registrados 3.604.