ELEIÇÕES 2024 - Antônio Misirico é pré-candidato a vice do PMN

Comerciante tem usado as redes sociais para apresentar suas propostas, mas fechou acordo com Kaio Guimarães e aceitou compor a chapa como vice

ELEIÇÕES 2024  - Antônio Misirico é pré-candidato a vice do PMN




Mais um nome se colocou como pré-candidato à Prefeitura de Itaúna nas próximas eleições. Trata-se do comerciante Antônio Carlos Rabelo de Carvalho, o conhecido Misirico, que administra um restaurante na cidade. Mas nessa quarta-feira, 27, ele foi a Belo Horizonte, com o vereador Kaio Guimarães, fechar a filiação do edil ao partido e acertar a chapa que o coloca como vice. Misirico era filiado ao Partido Novo, porém aconteceu uma movimentação na sigla, que seria assumida pelo próprio Kaio, e o comerciante teria sido “jogado para escanteio”, conforme comentam no meio político.

Mas ele reagiu, negociou sua filiação ao PMN, partido que estaria comandando, juntamente com o vereador Tidinho. E agora, o vereador Kaio Guimarães, que notou que no PL não conseguiria a vaga, já que o partido tem uma pré-candidata, e de que não conseguiria espaço junto ao Novo, se aproximou do Misirico e fechou o acordo no PMN. O comerciante Misirico é bem-visto por uma parcela de eleitores que, porém, questionam a aproximação de Kaio, “muito radical, que confunde política com púlpito e não tem ‘cheiro de povo’”, como afirmou um crítico desta aproximação à reportagem da FOLHA.

Pesquisa mostra aumento de interesse por política

Uma pesquisa realizada pela APPC Consultoria e Pesquisa, no estado de São Paulo, que entrevistou 2 mil pessoas, apurou que nos últimos dez anos aumentou o interesse por política entre os eleitores. Segundo esses dados, 45% dos cidadãos com direito a voto tem se ligado mais na questão. Essa pesquisa foi analisada em matérias no site de notícias Brasil61. 

Analistas que avaliaram os resultados desta pesquisa apontam dois fatores contrastantes que esses números podem representar. Um deles é que os muitos acontecimentos de destaque no mundo político nos últimos anos têm despertado mais o interesse das pessoas e, aí, esse aumento do interesse representa que os grupos políticos estão conseguindo manipular as massas com mais facilidade.

Já pelo outro lado, o interesse crescente pode significar que os eleitores estão se informando e, com isso, para um determinado grupo de políticos, pode representar risco. Interesse leva à busca por informação, e mais informação aponta para a descoberta dos “esquemas” que mantêm currais eleitorais país afora. Se for assim, esses “currais” podem se esvaziar.