Eleição 2024 nas cidades da região

Pesquisas mostram “situação praticamente definida” na maioria das cidades, enquanto em Divinópolis pesquisa realizada não foi divulgada.

Eleição 2024 nas cidades da região
Reprodução/Justiça Eleitoral




As pesquisas eleitorais realizadas nas cidades no entorno de Itaúna mostram situações muito parecidas, com um candidato despontando e os demais separados por longa distância, conforme os percentuais apontados. As situações, segundo avaliações de políticos experientes, apresentam quadros de “situação praticamente definida”, apesar de sempre corrigirem que “eleição só se resolve na urna”. O cuidado em não ‘cravar uma vitória’ se deve às muitas viradas ocorridas até mesmo nestas cidades onde as pesquisas apontam ampla margem favorável a determinados candidatos.

A reportagem da FOLHA fez um apanhado dos resultados nas quatro maiores cidades da região, além da vizinha Itatiaiuçu (que tem a ‘vida política’ muito ligada à de Itaúna). Em três das cidades pesquisadas e em Itatiaiuçu, os candidatos que aparecem á frente das pesquisas estão com mais da metade das intenções de votos, enquanto o segundo colocado surge bem atrás.

Em Divinópolis, foi realizada uma pesquisa, porém o resultado não foi divulgado, até o momento. Veja a situação em cada uma das cidades:

Itaúna

Pesquisa realizada pela SigDados, registrada sob o número 06576/2024, realizada nos dias 9 e 10 de setembro, com 600 questionários e margem de confiança de 95% e margem de erro de 4% para mais ou para menos, o resultado é o seguinte:

- Gustavo Mitre, do Republicanos – 62%;

- Maurício Nazaré, do PL – 5,5%;

- Wandick Pincer, do PV – 1%;

- Brancos e Nulos – 12%;

- Não sabe/Não respondeu – 19,5%.

Pará de Minas

Pesquisa realizada pelo Instituto Ver e publicada no site da Rádio Itatiaia. Registrada sob o número 00776/2024, com 400 questionários, 95% de margem de segurança e 4,9% de margem de erro para mais e para menos.

- Inácio Franco, PL – 50,3%;

- Andréia Paulino, PSD – 6,6%;

- Ana Paula Couto, Novo – 6,1%;

- José Cornélio, PRD – 4,1%;

- Carlinlula, PT – 2,5%;

- Daniel da Sucata, Mobiliza – 2,2%;

- Não sabe/Não respondeu – 20,3%;

- Branco e nulo – 7,9%.

Nova Serrana

Pesquisa realizada pela Dividados, nos dias 14 e 15 de setembro, com 600 questionários e margem de confiança de 95% e margem de erro de 4,6% para mais ou para menos. Registro no TRE-MG, número 01.469/2024.

- Fábio Avelar, Avante – 63,17%;

- Enéias, PL – 28,17%;

- Fábio Rubens, PT – 0,33%;

- Brancos e nulos – 7,50%;

- Não sabe/Não respondeu – 0,83%.

Itatiaiuçu

Pesquisa registrada com o número 05858/2024, com 350 questionários. Margem de confiança de 95% e margem de erro de 5,2% para mais ou para menos.

- Romer Soares, Cidadania – 76,9%;

- Nélio Chaves, União Brasil – 8,6%;

- Indecisos – 8%;

- Brancos e nulos – 3,7%;

- Não sabe/Não respondeu – 2,3%.

Divinópolis

Foi realizada uma pesquisa no início do mês, registrada no dia 3 de setembro, pelo instituto Verittà, registrada sob o número 03.155/2024. A divulgação deveria ocorrer no dia 9/9/24. Teve uma ação contrária à divulgação, interposta pela coligação “Divinópolis pode mais”, da candidata Laiz Soares, mas que foi derrotada, o que leva ao entendimento de que a divulgação dos números pode não ter interessado a quem a contratou, apesar de a contratação constar como tendo sido do próprio instituto.

Disputam as eleições, os candidatos

- Gleidson Azevedo, do Novo (irmão do senador Cleitinho) e que busca a reeleição. Na primeira disputa, em 2020, obteve 38.566 votos.

- Laiz Soares, do PSD, que foi candidata a prefeita em 2020, obtendo 21.514, em eleição que teve ainda o candidato Fabiano Tolentino, com 29.381 votos.

Vereadores:

Proporcionalmente Itaúna tem mais candidatos na disputa

Outro levantamento feito pela FOLHA se refere ao número de candidatos disputando uma vaga em cada uma das cidades informadas acima. Em Divinópolis, o município mais populoso, 251 pessoas pediram o registro de suas candidaturas à Câmara de Vereadores e duas candidatas e um candidato estão com a situação de "inaptos". Isso quer dizer que, se não forem substituídos o número de disputantes reduz para 244, já que para cada mulher que sai da disputa, diminuem duas vagas de candidatos homens.

Nova Serrana, o segundo município em população, registrou 289 candidatos. Destes, 4 homens e uma mulher estão com a condição de “inaptos”. Com isso a redução, não havendo substituição será para 282 candidatos na disputa.

Itaúna, como já informado pela FOLHA, registrou 259 candidaturas e apresentou duas candidatas e um candidato como “inaptos”. Assim, a redução pode ser para  252 candidatos na disputa.

Pará de Minas, o quarto na relação populacional, apresentou 230 registros de candidaturas. Três homens e duas mulheres estão na situação de “inaptos”, isso pode reduzir o número a 221 disputantes.

E Itatiaiuçu, por sua vez, apresentou 88 registros e apenas uma candidata está na condição de "inapta", podendo reduzir o número de disputantes para 85.