DENGUE - LIRAa indica “Médio Risco” para Itaúna

De 71 bairros pesquisados, 22 apontaram resultados positivos para o mosquito Aedes aegypti

DENGUE - LIRAa indica “Médio Risco” para Itaúna
Foto: Divulgação

Foi realizado o 3º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti - LIRAa de 2025, nos dias 4 a 8 de agosto, em Itaúna. No período, foram pesquisados 71 bairros e em 22 deles foi constatado foco do mosquito transmissor da dengue, febre amarela e chikungunya. Isso representa 30,99% do total dos bairros pesquisados. Quando se trata de imóveis pesquisados, foram 1.780 no total, sendo que em 34 foram encontrados focos, colocando o índice de infestação em 1,9%, o que deixa Itaúna no “Risco Médio” para casos da doença (dengue). 

Isso quando se aproxima a temporada de chuvas e tempo quente, que é o período em que o mosquito mais gosta de viver e, consequentemente, de picar as pessoas. Assim, é muito importante que os itaunenses aumentem os cuidados no combate aos focos de dengue. E, mais uma vez, o LIRAa indica onde as ações das famílias devem ser mais presentes: não deixando água acumular em baldes, vasos de plantas, vasilhas que são abandonadas nos quintais e até mesmo dentro de casa, com restos de água. Também é preciso fazer vistoria em calhas, rufos e ralos de banheiros e pias.

Outros recipientes que acabam servindo aos mosquitos para deixar os seus ovos e, portanto, se tornam focos da dengue, são as sacolas de plástico, as sucatas deixadas nos terreiros das casas e em terrenos vagos. Ainda conforme o levantamento, 70% dos focos foram localizados dentro das residências, 25% dentro de comércios e 5% nos terrenos baldios. Então, como você já sabe onde e como o mosquito da dengue se prolifera, cuide para não deixar o Aedes aegypti atacar a sua família. Não deixe acumular água parada na sua casa, no seu serviço, na sua vizinhança. Faça a sua parte, e cobre dos seus amigos, dos seus vizinhos, das autoridades públicas, que também façam a parte deles. Só assim a dengue vai deixar de ser um problema para todos nós!