VACINAÇÃO - Chance para colocar em dia as vacinas
São várias as vacinas recomendadas para crianças e adolescentes com idade até 15 anos. Uma vacina em especial é a que combate os riscos da poliomielite (paralisia infantil), que voltou a assustar os brasileiros depois de estar praticamente erradicada. E, para colocar as vacinas em dia e ficar livre de riscos de várias doenças, a Secretaria de Saúde de Itaúna, como as de todo o Brasil, estão promovendo a campanha de vacinação de crianças e adolescentes, que vai até o dia 29 de novembro. E, para facilitar às famílias colocarem em dia a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes, vai ser realizado o Dia D de vacinação, no próximo dia 23, um sábado, quando os postos de saúde vão funcionar das 8h às 16h em toda a cidade.
Assim, se você tem em casa crianças e adolescentes com idades até 14 anos, 11 meses e 29 dias, leve-os ao posto de saúde mais próximo de sua casa e garanta a saúde da sua família. Vacina salva vidas! Diariamente, as unidades de saúde de Itaúna funcionam das 7h às 16h e, no dia 23, um sábado, vão funcionar das 8h às 16h, para que doenças imunopreveníveis (isto é, aquelas que podem ser evitadas com a vacinação) não cheguem até a sua família.
Lembrando que no Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, desde o dia 28 de setembro, a Vacina Oral contra Poliomielite (VOP), conhecida como “gotinha”, não é mais utilizada, dando espaço ao novo esquema vacinal contra a doença, exclusivo com a Vacina Injetável contra Pólio (VIP). A medida possui como principal objetivo manter a erradicação da poliomielite de forma mais segura.
A partir do dia quatro de novembro, o esquema vacinal com a VIP oferta a 1ª dose (2 meses de idade); 2ª dose (4 meses); 3ª dose (6 meses); e uma dose de reforço aos 15 meses de idade. E atenção: a dose de reforço aplicada atualmente aos 4 anos de idade não será mais necessária. E não se esqueça: as crianças com idade a partir de 6 meses e menores de 5 anos que já receberam as três doses de VIP e 1º reforço com a dose da Vacina Oral (VOP) deverão receber um reforço com VIP mesmo que tenha recebido o 1º reforço com VOP, respeitando o intervalo mínimo de trinta dias entre as doses. Procure o posto de saúde e se informe, e não deixe de vacinar a criança da sua família, pois, repetindo, “Vacina salva vidas”!