DENGUE - Itaúna decreta situação de emergência

Alto índice de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti motivou tomada de decisão

DENGUE - Itaúna decreta situação de emergência
Reprodução SES


Em razão do alto índice de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti e aumento de casos confirmados para a dengue, a Secretaria Municipal de Saúde decretou situação de emergência em Itaúna. O decreto nº 8.558 foi publicado hoje, terça-feira, 19 de março, no Jornal Oficial do Município (edição 2.316 anexo).

De acordo com o painel da Secretaria de Saúde do Estado (SES), a cidade tem 1.195 casos confirmados, 2.320 prováveis e 1 óbito em investigação. Há 1 caso confirmado para Chikungunya e 17 prováveis. Não há casos para zika vírus.

O decreto autoriza a contratação de pessoal e convocação de voluntários, por tempo determinado, com a finalidade precípua de combate à epidemia; aquisição pública de insumos e materiais e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial; além de permitir mobilização mais eficaz dos recursos humanos, materiais e financeiros necessários para combater a proliferação deste vetor e proteger a saúde da população de Itaúna; dentre outros pontos.

Em nota, a Prefeitura reforçou o compromisso de trabalhar conjuntamente com a comunidade, órgãos de saúde e demais parceiros para controlar e reduzir a infestação pelo Aedes aegypti em nosso município.