Conta de luz 15% mais cara

Conta de luz 15% mais cara
Foto: Arquivo/FOLHA


Após divulgar um lucro líquido de R$ 1,398 bilhão no último dia 5 de maio e, em seguida, anunciar que vai incorporar mais um milhão de consumidores na categoria “tarifa social”, a conta para os consumidores chegou rápido, especialmente para os residenciais, que terão aumento de 15% na tarifa de energia elétrica. O aumento, aprovado pela Aneel, e que passa a valer a partir de amanhã, domingo, dia 28, é de 14,91%, o que representa mais de três vezes a inflação acumulada dos últimos doze meses, que é de 4,18%.

Conforme os analistas, a tarifa ficou acima do que se esperava. Para se chegar ao índice final, são calculados os valores de compra de energia, os custos de transmissão e distribuição e os encargos do setor, além dos tributos como ICMS e PIS/COFINS. 

Outra informação a ser levada em consideração é que, desde o mês de março, a conta de energia já estava mais cara, com o retorno da cobrança do ICMS, que foi determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, o lucro líquido do período, conforme anunciado no início do mês, teve queda de pouco mais de 3% em relação a igual período do ano passado. Com o reajuste, esta queda no lucro deve ser recuperada.