Comissão Especial discute ações na Praça Celi

Comissão Especial discute ações na Praça Celi

Na última segunda-feira, 25 de novembro, foi realizada a 3ª reunião da Comissão Especial, instituída pela Portaria nº 27/2024, para averiguar denúncias de perturbação da paz na Praça Celi, localizada entre os bairros Nogueira Machado e Pio XII.

Conforme divulgado, o principal objetivo da Comissão é garantir que os problemas enfrentados pelos moradores da região, como o uso de som em volume elevado e atos de perturbação do sossego, sejam resolvidos de maneira eficaz.

Estiveram presentes o presidente da comissão, vereador Gustavo Dornas, os vereadores Tidinho, Giordane Alberto, Kaio Guimarães e o recém-eleito vereador Guilherme Rocha, que participou como cidadão convidado. A reunião também contou com a presença do major da Polícia Militar, Antônio Carlos Teixeira, do tenente Renato Rocha e do sargento Paulo César Alvarenga Barbosa, e de quatro moradores da região, que relataram suas insatisfações em relação às ocorrências de perturbação no local.

Durante a reunião, o major Antônio Carlos Souza informou que a corporação tem intensificado as ações na área, mas sugeriu medidas complementares, como o aumento da iluminação e a poda de galhos que bloqueiam a passagem de luz dos postes já instalados, ações consideradas importantes para coibir práticas ilícitas.

Além disso, o presidente da comissão, Gustavo Dornas, após ouvir os moradores, propôs que, na próxima reunião, seja convidado o secretário de Regulação Urbana para discutir uma melhor fiscalização. Além disso, o Conselho Tutelar será convocado, devido às denúncias de moradores sobre a possível presença de menores de idade no local em horários avançados.

A próxima reunião está marcada para acontecer na segunda-feira, 2 de dezembro, às 14h.

Indicação na Câmara

Como resultado da reunião, foi apresentada na reunião da Câmara da última terça-feira, 26, indicação da Comissão Especial solicitando melhoria na iluminação pública e poda de árvore na Praça Celi. Usando a Tribuna, o vereador Gustavo Barbosa apresentou um vídeo com imagens da praça durante a noite, e explicou que a filmagem foi feita pela Polícia Militar para registrar a situação do espaço.

Kaio Guimarães disse que “a comissão tem caminhado e vai continuar, temos outras reuniões para poder tratar sobre esse assunto para tentar resolver. Sabemos que não é uma ação simplesmente da PM, é uma ação feita em várias mãos, precisa diretamente do poder público municipal (...) a população pode contar conosco e vamos até o final para poder trazer uma solução para toda aquela demanda da região”.

Representante do prefeito na Casa, Leo da Rádio confirmou que passou no local e que metade das lâmpadas dos postes estão piscando. O vereador afirmou que entrou em contato com a Prefeitura de Itaúna e recebeu a informação de que as trocas já estão programadas, para “corrigir essa falha da iluminação pública e, se precisar, colocar mais postes”.