CÂMARA - Carros do Legislativo rodam quase 100 mil km
Reportagem apurou junto ao vereador Gui Rocha dados que mostram cotidiano dos cinco veículos que atendem os vereadores. Kaio é campeão de quilômetros para fora de Itaúna: 6.2 mil km
A reportagem da FOLHA apurou junto ao vereador Gui Rocha o cotidiano da utilização de veículos do Legislativo referentes ao ano de 2025. Conforme uma planilha que o edil apresentou ao jornal, no total, foram rodados mais de 84 mil quilômetros somente no ano de 2025. E a planilha mostra que foram percorridos 45 mil km dentro de Itaúna e mais 39.024 em viagens para fora do município.
Fazendo um cálculo em relação aos 45 mil km rodados dentro de Itaúna pelos veículos do Legislativo, considerando 20 dias úteis a cada mês, chegamos a um total de 40 km dia de circulação para cada carro da Câmara/dia. Assim, a distância percorrida pelos 5 carros, a cada dia, daria para fazer uma viagem de ida e volta a Belo Horizonte e ainda sobrariam algumas dezenas de km a ser percorridos.
Quase 40 mil km em viagens
Porém um dado que chama bem a atenção é a distância percorrida pelos carros do Legislativo de Itaúna para fora da cidade: são 39.024 km percorridos em 2025. Isso daria 229 idas à capital do Estado, Belo Horizonte, em 253 dias úteis daquele ano. Ou seja, uma viagem à capital por dia, praticamente.
E outra questão observada pela reportagem é com relação ao uso dos carros por vereador para viagens para fora de Itaúna. Os cinco campeões de viagens somam 22.444 km. Ou seja, mais do que metade da distância percorrida pelos carros da Câmara. E o campeão desta lista é o edil Kaio Guimarães, que percorreu 6.222 km fora de Itaúna com veículos da Câmara.
Em seguida está o vereador Da Lua, com 4.922 km; Rosse, com 3.934 km; Dalminho, com 3.748 km; e Giordane, com 3.618 km. Outra observação é que a maioria das viagens é feita para a capital do Estado, Belo Horizonte, além de Brasília, capital do País. Mas há viagens para outras localidades que, a princípio, não têm muita ligação com o trabalho legislativo, mas mais parecem com viagens de caráter pessoal e/ou político.
No caso do campeão de viagens para fora de Itaúna, vereador Kaio Guimaraes, chama a atenção as idas à vizinha cidade de São José da Varginha. Também existem ida a São Paulo. O curioso das idas a São José da Varginha é que, mesmo o município vizinho ficando a 51 km de Itaúna, as viagens consomem mais de 250 km cada uma. A distância percorrida daria para percorrer os quilômetros que separam os dois municípios cinco vezes... A reportagem vai analisar mais detidamente as informações colhidas e, possivelmente, traremos mais informações em uma próxima edição.




