Câmara abre as portas da Escola do Legislativo e do CAC

Câmara abre as portas da Escola do Legislativo e do CAC
Foto: Divulgação/CMI


Está marcada para as 18 horas da terça-feira, primeiro de agosto, a inauguração do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e a Escola do Legislativo “Prof. José Luiz Guimarães Filho”(ex vereador e presidente da Câmara),  iniciativas da Câmara Municipal de Itaúna, tendo na presidência o vereador Nesval Júnior. Seguramente o principal projeto do vereador em seu primeiro mandato, os serviços serão entregues à população e funcionarão no Edifício Porto Belo, em frente ao prédio da Câmara Municipal, na Avenida Getúlio Vargas, número 807. O objetivo dos serviços que serão prestados diariamente é a formação de servidores públicos, vereadores e comunidade, na Escola do Legislativo. Além da prestação de serviços à comunidade, no CAC. 

Conforme o presidente do Legislativo, Nesval Júnior afirmou à reportagem, “esses projetos têm como objetivo fortalecer a relação entre a Câmara e os cidadãos, além de capacitar servidores públicos e também os políticos”. No CAC o cidadão vai encontrar serviços como auxílio na elaboração de currículos, suporte para inscrições em concursos públicos e vestibulares, acesso gratuito à internet, emissão de certidões e consulta à legislação. Também serão ofertados aos cidadãos emissão de segundas vias de contas e cadastramento e entrega de documentos perdidos, além de encaminhamento de questões a órgãos públicos da área social.

O CAC será um grande suporte à população que necessita de auxílio para o acesso a serviços públicos que hoje são dificultados, até mesmo pela burocracia imposta ou pela necessidade de gasto com impressões de guias ou mesmo de faturas, como contas de luz, para que possam ser feitos os pagamentos, além da maioria deles exigirem acesso a internet. “Com certeza, a população como um todo, será bastante auxiliada com esses serviços”, conforme aponta o presidente da Câmara.

Escola propõe profissionais mais bem capacitados para o atendimento ao cidadão

Uma das principais reclamações da população, especialmente a mais carente, é a falta de profissionais com a capacitação necessária para atender ao público. Alguns serviços, como ocorreu recentemente em relação à indenização de famílias atingidas pelas enchentes, deixou de beneficiar pessoas pela confusão criada em torno do cadastramento das famílias e a causa pode ter sido a capacitação necessária de servidores para o atendimento. Com a Escola do Legislativo, esse tipo de problema pode deixar de existir, visto que o serviço atuará exatamente nesta capacitação tão necessária.

Além da oferta de cursos a servidores públicos e até mesmo a vereadores, a população também terá acesso, na Escola do Legislativo, a cursos que possibilitem a capacitação para a busca de um novo emprego ou de uma colocação profissional melhor. E ainda o entendimento da legislação, como será necessário com a Reforma Tributária que está em trâmite no Congresso. “A escola do Legislativo poderá oferecer, por exemplo, capacitação para os profissionais do comércio e até mesmo o cidadão, ofertando melhor entendimento das alterações que estão sendo propostas”, disse Nesval.