BUSCA ATIVA ESCOLAR - Educação combate o abandono escolar
Governo de Minas promove ações de mobilização nas escolas da rede estadual, com foco em engajamento e permanência dos estudantes

Com o objetivo de combater o abandono escolar, a Secretaria de Educação (SEE/MG) promove, nesta semana, o Dia D da Busca Ativa Escolar, com ações de mobilização nas escolas da rede estadual. A proposta é reforçar a importância da permanência escolar e combater a evasão por meio de ações concretas junto às comunidades.
Conforme divulgado, estão sendo realizados mutirões de visitas às famílias, passeatas, mostras escolares, oficinas, apresentações culturais e rodas de conversa. Todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) participaram da mobilização, com o envolvimento direto de gestores, professores e equipes pedagógicas.
Somente neste ano, conforme dados da SEE, aproximadamente 45 mil alunos já retomaram os estudos. Em 2023, 68 mil alunos retornaram às salas de aula e, em 2024, 98 mil.
Desde 2023, a pasta conta com o Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar nas Instituições Estaduais, com diretrizes para equipes escolares e regionais monitorarem e intervirem junto a alunos em situação de risco.
Em 2024, a Secretaria implementou a Política Estadual de Busca Ativa Escolar, regulamentando procedimentos para identificar crianças e adolescentes com frequência irregular e adotar medidas pedagógicas e administrativas em parceria com órgãos como Conselho Tutelar, Ministério Público, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). (Com informações da SEE/MG)