Secretaria de Saúde realiza reunião com a Câmara para divulgar novidades e melhorias para a população na Atenção Primária

A Secretaria de Saúde realizou uma reunião nesta segunda-feira (11/8) para discutir importantes avanços e melhorias na oferta de serviços de saúde no município. Diversas iniciativas foram apresentadas, com foco em otimizar o atendimento, fortalecer a atenção primária e valorizar os profissionais.
Acompanhamento de Gestantes e o “Meu SUS Digital”
Para garantir um pré-natal mais humanizado e completo, ficou definido que as gestantes terão acompanhamento direto no Programa de Saúde da Família (PSF) até o nono mês de gravidez. Casos de gravidez de risco serão encaminhados para a devida atenção especializada. Além disso, um novo projeto para meados de 2026 prevê o lançamento do “Meu SUS Digital”, um aplicativo que permitirá aos usuários avaliar a qualidade dos serviços prestados nos PSFs, proporcionando um feedback direto e contínuo para a gestão.
Para melhorar o fluxo de atendimento, será realizada uma ação de atualização cadastral dos usuários, o que deve otimizar o tempo de espera e a organização das unidades de saúde.
Atenção à saúde e novas contratações
O programa “Saúde na Hora”, que estende o atendimento nos PSFs até as 22h, tem mostrado resultados muito positivos. O aumento da resolutividade e a ampliação dos serviços de saúde bucal foram pontos de destaque. Os números apresentados reforçam o impacto positivo do programa:
* Cidade Nova: 1.162 atendimentos
* Padre Eustáquio: 590 atendimentos
* Parque Jardim: 984 atendimentos
O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) também foi valorizado, com 34.308 visitas registradas. Os dados de outros serviços foram: 5.392 vacinas aplicadas, 337 atividades coletivas realizadas e 27.133 consultas totais na Atenção Primária à Saúde (APS).
Em relação aos profissionais, foi anunciada a contratação das mesárias por uma empresa privada (PJ), o que garantirá aumento salarial e benefícios como auxílio-alimentação e transporte, uma importante medida para a valorização da categoria.
Apresentação de Diagnóstico e Impactos no Hospital Dr. Ovídio
Em setembro, será apresentado o diagnóstico quadrimestral da saúde do município. Acredita-se que os resultados desse estudo possam ter influenciado o desempenho da instituição. Informações mais detalhadas sobre o impacto do diagnóstico nos indicadores “verde e azul” do Hospital Dr. Ovídio ainda estão sendo levantadas e serão divulgadas em breve.