Associação e SESI reúnem para debater uso do teatro

Artistas aguardam manifestação oficial do SESI pela imprensa sobre as medidas a serem adotadas

Associação e SESI reúnem para debater uso do teatro


Na manhã da quarta-feira, 19, foi realizada reunião com a participação de representantes da ACVC – Associação Cultural Vânia Campos e do Sistema Sesi-Fiemg, para debater questões ligadas ao uso do teatro. Conforme a FOLHA publicou na semana passada, o meio artístico sente-se incomodado com a falta de uso do espaço e, ainda, pelo valor cobrado pela sua utilização. Os artistas defendem o tombamento do Teatro, para que ele seja preservado, além da facilitação do seu uso pelo setor artístico, principalmente de Itaúna.

Conforme apurou a FOLHA, a ACVC explicou o anseio da classe e, consequentemente, da população itaunense pela preservação do teatro e a necessidade de que “haja uma abertura do uso do espaço pelos seus artistas, favorecendo a fruição cultural na cidade”, como disse à reportagem um dos participantes do encontro. Ainda conforme a apuração, os representantes do Sesi se comprometeram a “fazer uma discussão interna com seus departamentos jurídicos sobre a viabilidade do tombamento e de participar da próxima reunião do Codempace, onde será debatido assuntos relacionados ao tombamento do Teatro, o que irá garantir sua permanência para gerações futuras e elevar a pontuação de Itaúna com relação ao ICMS cultural”, conforme detalhado à reportagem.

Agora o meio artístico, representado pela ACVC, aguarda manifestação pública da direção do Sesi, preferencialmente através da imprensa, sobre o posicionamento adotado em relação à proposta de tombamento do teatro e a definição da política de ação cultural. Concluindo, a informação é de que ficou acertada a criação de um grupo de discussão com a participação de representantes do Sesi e dos artistas itaunenses, que deverá traçar um plano de uso do espaço que possa favorecer não apenas ao Sesi e seus alunos, como afirmaram representantes da ACVC, mas a toda a população itaunense.